Smartphone da Jolla
[ad#texto]
Quando a Nokia resolveu abandonar o projeto do Meego e dar preferência para o Windows Phone alguns ex-diretores e ex-engenheiros da Nokia aproveitaram para se unirem e montarem uma nova empresa chamada Jolla.
A Jolla agora fez uma breve anuncio sobre seu novo produto, um smartphone que receberá o nome de Jolla e irá executar o Sailfish OS, um novo sistema operacional mobile que nasceu em partes do Meego e em partes do Mer (um sistema operacional mobile de código aberto que hoje é executado até mesmo eu carros).
O hardware do Jolla será um processador dual-core, tela de 4,5 polegadas, 16 GB de armazenamento com entrada para cartões micro SD e câmera de 8 megapixels, são poucos detalhes sobre o hardware, mas a Jolla deve promover um evento exclusivo para o lançamento do smartphone que chega para o público no final do ano.
O grande trunfo do Jolla fica por conta dos recursos de software, afinal o Sailfish OS é todo baseado em gestos o que dispensa botões físicos e também um novo recurso chamado “The Other Half” que consiste um uma “capinha” para a parte traseira que ao ser encaixada muda as fontes e parte da interface.
Quanto a interface o Sailfish muda um pouco ao tradicional que já estamos acostumados a ver por aí em tantos Android´s e iOS, repassando ao usuário uma sensação de “leveza”.
Informações iniciais também sugerem que o Sailfish é capaz de executar aplicativos da plataforma Android, o que de cara já iria garantir um grande ecossistemas de aplicativos para um sistema extremamente novo.