Removendo o client do Oracle sem complicação


Tenho notado que o client do Oracle 6i é meio complicado para remover e caso uma tentativa de remoção não seja completa ao tentar instalar novamente o client pode comprometer a estabilidade do Windows.

O instalar do client do Oracle não tem um módulo para a remoção como a maioria dos softwares e nem o Adicionar/Remover do Windows o registra como aplicativo facilitando a sua remoção então todo o processo precisa ser manual.

O primeiro passo é abrir o MSCONFIG (vá em executar -> msconfig) e em serviços desmarcar todo o qualquer serviço do Oracle que você encontrar, feito isso é preciso reiniciar o computador, assim quando o computador efetuar o boot e Windows não irá ativar nenhum serviço do Oracle e será possível efetuar a remoção completa.

Agora é preciso apagar toda a pasta de instalação do Oracle (por default a localização é c:\orant).

Feito isso é só ir nas variáveis de ambiente e editar a variável PATH removendo todos os caminhos que apontam para a pasta de instalação do Oracle.

Agora falta pouco, embora o client do Oracle já esteja fisicamente apagado, ainda é necessário apagar todas as entradas que aponta para ele no registro do Windows, fazer isso manualmente é inviável devida a grande de entradas, então aconselho utilizar algum software para isso. Eu recomendo o RegDefrag para esse serviço.

Após o final da limpeza do registro é só reiniciar o Windows que agora está com o client do Oracle 100% removido.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.