Rumores sobre os novos Windows 8 e 9
Está surgindo um forte rumor de que os Windows 8 e 9 virão com capacidade para 128 bits. O responsável pelo rumor foi Robert Morgan que é responsável por pesquisa e desenvolvimento da Microsoft.
Mas como tal suporte não é apenas implementado em software, o pessoal do hardware (vide Intel e AMD, além de outras como IBM e HP) também estão envolvidas no projeto segundo o mesmo rumor.
Vários usuários estão chiando com a possível implementação de 128 bits no Windows, pois alegam que mal utilizam o 64 bits que foi lançado pela AMD em 2003 (já se passaram 6 anos), o fato é que mesmo que o Windows implementem tal suporte ninguém é obrigado logo de cara a utilizar e trocar todo o seu hardware para isso.
O 64 bits foi lançado a 6 anos e até hoje existem sistemas Windows e Linux em 32 bits e muita gente utiliza. Aliás falando em utilizar sistemas em 32 bits ainda não consigo entender porque um usuário compra um hardware com processador com suporte a 64 bits e mais de 4 Gb de memória RAM e instala um sistema operacional de 32 bits, pois além de não aproveitar todo o potencial do seu hardware ainda terá dificuldade para o sistema operacional reconhecer toda a sua capacidade de memória.
Eu acho esse suporte a 128 bits uma boa projeção de futuro, pois permitirá além de melhor desempenho em termos de software também um maior suporte de hardware.
E antes que alguém critique alegando que não existem drivers para 64 bits venho dizar que utilizo plataforma 64 bits há 2 anos tanto no Windows Vista como no Ubuntu e tudo funciona muito bem (drivers, aplicativos, etc).
Fonte: Winajuda