Remendo no Firefox mais atrapalha do que ajuda

[ad#texto]
A alguns meses atrás a Mozilla precisou adicionar um remendo na linha Firefox 3.x, isso porque scripts JavaScript mal feitos ou estrategicamente programados para isso podiam entrar em colapso e travar todo o browser.

E como o Firefox trabalha com abas, imagine o tamanho do problema.

E a solução mais viável e inteligente seria o Firefox isolar a thread de cada aba, assim como o Chrome já faz, e assim quando um site travar todas as outras abas ficariam protegidas.

Só que esta solução é complexa demais para ser implementada em um minor update e teremos que esperar a versão 4 do Firefox para ver isso.

Mas a Mozilla nos brindou com um quebra-galho que mais atrapalha do que ajuda.

Agora quando o processamento de um script JavaScript ultrapassar 10 segundos o browser irá emitir um aviso sobre o script lento e se queremos continuar a execução ou cancelar.

Pronto, tudo resolvido na terra do Panda de Fogo, ou não!

Esse processo é anacrônico, mais confunde o usuário (ainda mais os leigos do que realmente ajuda) e em alguns diversos casos mesmo você optando por continuar a execução o Firefox faz o script se perder atrapalhando ou mesmo impedindo o correto funcionamento de toda a página.

Qual a solução definitiva?

Não precisamos chegar ao ponto extremo de utilizar a bomba do Internet Explorer, então temos que optar para o Opera (quem ninguém utiliza) ou ir para o Chrome que parece ser o caminho mais natural para os usuários do Firefox e que estão insatisfeitos.

Fica aqui a dica para o uso do Chrome.

E para você Mozilla, melhor sorte da próxima vez.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias