Quando o Software Livre ajuda o Software proprietário


Realmente existem muitos casos (eu diria que até a maioria) é que existe um software proprietário e com a licença cara que todo mundo quer e precisa utilizar e existe outra opção que é utilizar um software similar (porém open-source ou freeware) para a mesma função e que tem como objetivo funcionar como o software proprietário mas que ninguém quer utilizar, afinal todo mundo já está acostumado com o software proprietário.

Mas há alguns dias algo incomum aconteceu, eu precisava gravar um vídeo no formato AVI para DVD com uma legenda externa no padrão SRT e o Nero não oferecia suporte para esse tipo de gravação com legenda.

Pensei que iria ter que aprender inglês de maneira rápida, indolor e eficiente em poucos dias para entender o vídeo que estava todo em inglês e sem legendas, foi então que descobri o projeto ffdshow, com ele é possível fazer o Nero e outros softwares de reprodução ou gravação de vídeo incorporarem corretamente a legenda.

Realmente achei isso bem interessante, pois além de ser simples de se resolver o problema mostra que realmente o modelo de software livre pode ser funcional e que em boa parte dos casos devemos apenas olhar com mais “carinho” para os tantos projetos open-source que existem espalhados pela Internet.

P.S.1: Quem quiser basta fazer o download do ffdshow e na hora de instalação escolher para que o ffdshow seja o codec para vídeo e audio, feito isso é só entrar nas configurações e configurar a utilização da legenda.

P.S.2: Não estou incentivando a pirataria com isso.

matrix
matrix

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias