Primeiro malware para iOS

[ad#texto]

A Apple e seus fanboys sempre se gabaram de que a App Store e seu sistema de validação de usuários era a prova de malwares e outras fraudes digitais, porém a Kapersky descobriu o que seria o primeiro malware embutido em um App.

O App chamado Find and Call era supostamente um App para facilitar o controle e manutenção da agenda do iOS, porém ele basicamente copiava todos os contatos cadastrados no iOS da vítima e envia para um servidor remoto, a seguir, a partir deste mesmo servidor enviava mensagens para todos os contatos fazendo propaganda de si mesmo e assim buscar maior divulgação.

O malware também podia localizar um iOS infectado via GPS (nem me pergunte porque um malware faria isso).

Apesar de estar em russo, o Find and Call foi executado por vários iOS de fora da Rússia e estava liberado para o mundo inteiro utilizar.

A Apple alegou que o App foi aprovado, pois estava dentro das regras e solicitava a permissão do usuário para fazer acesso aos seus contatos – só não perguntava se podia fazer spam depois – e antes que me perguntem, no Google Play também existia uma versão disponível, porém já havia sido deletada muito antes da versão para iOS.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias