O perigo das redes sociais é o próprio usuário

[ad#texto]

Muita gente, mas muita gente mesmo acessa a Internet e por consequência diversas redes sociais sem a mínima noção do que fazem e do seu caráter público e poder de divulgação de dados, inclusive dados privados e sensíveis.

Tá, mas qual o problema?

O problema é que muitas pessoas divulgam dados financeiros ou chaves de validação de produtos, com isso o mínimo que pode acontecer é que ele mesmo seja roubado ou no mínimo perca acesso à chave de validação, mas o máximo é que outras pessoas podem padecer na Internet por causa da burrice alheia.

Veja o caso abaixo:

 

Olha o cartão. Fonte: Meiobit
Olha o cartão. Fonte: Meiobit

Não faço ideia de quem seja à pessoa, mas mesmo assim eu consegui descobrir o seu número de cartão de crédito e mesmo sem posse do número de segurança, posso montar um script de força bruta para ir “adivinhando” dentre 1.000 possibilidades a sequência de 3 números e com isso eu poderia comprar via Internet até estourar o limite do cartão e solicitar entrega em caixa postal, dificultando assim a descoberta do autor do golpe (se bem que para uma situação dessa o próprio dono do cartão de crédito é que precisa ser preso).

E assim por diante, se você utilizar qualquer rede social, de Orkut ao Twitter, passando pelo Facebook e procurar por expressões chaves como cartão de crédito, meu celular, etc, etc irá encontrar dezenas de centenas de resultados.

Gente assim facilita a aplicação de golpes, gastando dinheiro de impostos e onerando o custo administrativo público, que por consequência eleva o valor da cadeia de impostos, além de facilitar a criação de botnets e outras estruturas remotas que facilitam a aplicação de ataques tipo DDoS, carga de stress e muito mais coisa.

Fonte: Meiobit

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 320 outros assinantes

Busca

dezembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031 

Categorias