O perigo das redes sociais é o próprio usuário
[ad#texto]
Muita gente, mas muita gente mesmo acessa a Internet e por consequência diversas redes sociais sem a mínima noção do que fazem e do seu caráter público e poder de divulgação de dados, inclusive dados privados e sensíveis.
Tá, mas qual o problema?
O problema é que muitas pessoas divulgam dados financeiros ou chaves de validação de produtos, com isso o mínimo que pode acontecer é que ele mesmo seja roubado ou no mínimo perca acesso à chave de validação, mas o máximo é que outras pessoas podem padecer na Internet por causa da burrice alheia.
Veja o caso abaixo:
Não faço ideia de quem seja à pessoa, mas mesmo assim eu consegui descobrir o seu número de cartão de crédito e mesmo sem posse do número de segurança, posso montar um script de força bruta para ir “adivinhando” dentre 1.000 possibilidades a sequência de 3 números e com isso eu poderia comprar via Internet até estourar o limite do cartão e solicitar entrega em caixa postal, dificultando assim a descoberta do autor do golpe (se bem que para uma situação dessa o próprio dono do cartão de crédito é que precisa ser preso).
E assim por diante, se você utilizar qualquer rede social, de Orkut ao Twitter, passando pelo Facebook e procurar por expressões chaves como cartão de crédito, meu celular, etc, etc irá encontrar dezenas de centenas de resultados.
Gente assim facilita a aplicação de golpes, gastando dinheiro de impostos e onerando o custo administrativo público, que por consequência eleva o valor da cadeia de impostos, além de facilitar a criação de botnets e outras estruturas remotas que facilitam a aplicação de ataques tipo DDoS, carga de stress e muito mais coisa.
Fonte: Meiobit