Passando parâmetros no Main em Java.


Um recurso bem interessante que pode ser aproveitado em Java é passar parâmetros na inicialização do aplicativo Java. Isso pode ser interessante pois permite ao desenvolvedor meios de definir escopos funcionais diferentes direto na inicialização da sua aplicação.

Para passar esses parâmetros iremos obedecer que cada espaço é a separação entre eles, ou seja, temos a limitação de não utilizar palavras compostas em cada parâmetro. Esses parâmetros serão passados para o args da sua classe Main da aplicação.

Agora é que fica realmente interessante, como utilizar esses dados na minha aplicação? Supondo que a sua aplicação tenha o nome de teste, iremos chama-la da seguinte forma:

java -jar teste.jar Nome Sobrenome

Como no exemplo acima iniciamos a aplicação passando como parâmetro o nome e o sobrenome. Agora em código dentro da sua aplicação Java podemos resgatar os dados da seguinte forma:

if(args.length != 0){
System.out.println(“Seu nome: ” + args[0]);
System.out.println(“Seu sobrenome: ” + args[1]);
}

No exemplo acima a sua aplicação Java iria escrever no console o nome e o sobrenome passados como parâmetro, isso é apenas um exemplo simples, recebendo parâmetros a sua aplicação Java pode ter métodos complexos que determinem ações diferentes para cada tipo de utilização. Evitando assim a escrita de diferentes tipos de aplicações ou controles complexos para que a mesma aplicação efetue diversas rotinas.

Tags:
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias