Opera o melhor Browser que ninguém utiliza, ou não

[ad#texto]
Mediante a negligência da Mozilla em finalmente lançar o Firefox 4 (a versão 3.6 já está ultrapassa em termos de Internet) e de não ir muito com a cara do espartano Chrome (sinceramente porque acho que o Google monitora demais o seu uso no Chrome) tentei mais uma vez utilizar o Opera, afinal existem pessoas que juram que ele é o melhor browser e que só não decola devido a birra do usuário.

Tentei e mais uma vez não gostei.

Muita gente admite que o Opera seja melhor e não por comodismo, mas eu ao deixar o comodismo de lado detectei algumas falhas graves no Opera, está certo que estas falhas podem não afetar todos, mas me afetam e podem afetar mais gente, daí a “birra do usuário”. Vejam algumas falhas:

  • O processamento de JavaScript é lento em alguns casos, o webmail que eu utilizo (Roundcube) mesmo, após enviar uma mensagem ele demora séculos para abrir novamente a caixa de entrada;
  • O Opera briga demais com as configurações de proxy, a cada nova configuração, se o Opera não for encerrado ele simplesmente não navega;
  • Lento demais ao carregar sites comuns de notícias e afins, e antes que gritem a minha conexão é de 4 Mpbs;
  • A roda do meu mouse (scroll) simplesmente fica louca no Opera, um leve girar é o suficiente para socar a página que estou lendo para a última linha, coisa absurda, e antes que falem que é hardware ruim o meu mouse é Microsoft (ruim de software, mas boa de hardware) e funciona muito bem em todos os outros aplicativos.

Como resultado definitivamente removi o Opera do meu notebook e não sei se irei tentar utiliza-lo novamente, a experiência de uso que o Opera transmite para o usuário é a de um bloco de mármore, duro e inflexível. Por enquanto vou me virando no Chrome, pois não considero o Internet Explorer um browser e a lentidão da Mozilla em atualizar o Firefox resume-se a incompetência.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias