O mercado mobile durante o ano de 2013

[ad#texto]

Desde o início de 2011 digo que em um futuro muito breve iremos aposentar os notebooks, pois teremos tablets e superphones (denominação para smartphones com hardware mais potente que a média) com excelente performance de hardware (alguns até com processamento maior do que notebooks) e o nível de maturidade de um sistema operacional mobile será tanto que eles serão como um sistema operacional convencional em termos de recurso, acessibilidade e segurança.

Veja o caso dos processadores, que são o carro chefe da performance, processadores como o Tegra4 e os novos Snapdragom 600 trazem os tablets e smartphones poder de processamento em pé de igualdade dos notebooks low-end e middle-end.

Em termos de software, os sistemas operacionais mais maduros como o Android, iOS e Windows Phone estão em pé de igualdade ao Windows, Linux e OSx. A única coisa que ainda é deficiente são os softwares aplicativos e suítes de produtividade (como o Office da Microsoft), mas este problema tende a ser superado quando os players lançarem suas versões mobile.

A única coisa que preocupa é a grande fragmentação das plataformas de software, não digo as diversas versões do Android customizadas pelos fabricantes, falo de toda a plataforma, na virada de 2013 para 2014 teremos as seguintes plataformas mobile:

Isso sem contar os sistemas simplistas destinados aos smartphones de entrada, como é o caso do Bada da Samsung.

Se um senso comum não for determinado entre os grandes players daqui a pouco será praticamente impossível definir um perfil de uso ou como um determinado App será desenvolvido tamanho será o portfólio de opções de plataformas.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias