O maior legado do Google
[ad#texto]
A grande maioria das pessoas que utilizam Internet a mais de 2 anos já notou que o Google atrai os holofotes em qualquer projeto que participe e a empresa tem uma criatividade extremada, atuando no desenvolvimento de software que vai desde um sistema operacional até sistemas de geolocalização.
Mas se o Google morresse hoje, qual seria o seu maior legado?
A maioria iria bradar a uma só voz: o buscador, até porque o buscador do Google é a origem de toda a empresa e representa a essência do seu poder empresarial.
Eu digo que não!
O buscador do Google é sem dúvida o seu maior tesouro, porém o maior legado que o Google poderia deixar para a população da Internet é mais um conceito humano do que um conceito técnico, ou até mesmo um software.
O maior legado do Google é o conceito de linkar a todos sem distinção e sem quase nenhuma restrição.
Para entender melhor o que estou falando vamos voltar um pouco no tempo.
A cerca de 10 anos atrás a Internet tinha um conceito estranho, onde os sites tentavam a todo custo mantê-lo conectado a ele, ou seja, os links que um texto produzido em um site eram links internos, levavam a outras páginas do mesmo site, o valor era manter o usuário conectado o maior tempo possível.
Era estranho, afinal um site tinha um comportamento de ilha no mar sem fim da Internet, era algo antagônico, mas era o valor da época e todos buscavam atingi-lo.
Aí chega o Google com o conceito de links externos, ou seja, linkar a todos os outros sites, o buscador do Google se torna uma verdadeira ponto entre o usuário e o mundo da Internet.
Esse conceito, essa quebra de paradigma imposta pelo Google é o mote da Internet até hoje, afinal vocês já poderiam imaginar como estaria a Internet hoje sem esse conceito? Sem essa troca de links? Todo os sites e serviços da Internet se comportando como ilhas isoladas do resto do mundo?