O maior legado do Google

[ad#texto]
A grande maioria das pessoas que utilizam Internet a mais de 2 anos já notou que o Google atrai os holofotes em qualquer projeto que participe e a empresa tem uma criatividade extremada, atuando no desenvolvimento de software que vai desde um sistema operacional até sistemas de geolocalização.

Mas se o Google morresse hoje, qual seria o seu maior legado?

A maioria iria bradar a uma só voz: o buscador, até porque o buscador do Google é a origem de toda a empresa e representa a essência do seu poder empresarial.

Eu digo que não!

O buscador do Google é sem dúvida o seu maior tesouro, porém o maior legado que o Google poderia deixar para a população da Internet é mais um conceito humano do que um conceito técnico, ou até mesmo um software.

O maior legado do Google é o conceito de linkar a todos sem distinção e sem quase nenhuma restrição.

Para entender melhor o que estou falando vamos voltar um pouco no tempo.

A cerca de 10 anos atrás a Internet tinha um conceito estranho, onde os sites tentavam a todo custo mantê-lo conectado a ele, ou seja, os links que um texto produzido em um site eram links internos, levavam a outras páginas do mesmo site, o valor era manter o usuário conectado o maior tempo possível.

Era estranho, afinal um site tinha um comportamento de ilha no mar sem fim da Internet, era algo antagônico, mas era o valor da época e todos buscavam atingi-lo.

Aí chega o Google com o conceito de links externos, ou seja, linkar a todos os outros sites, o buscador do Google se torna uma verdadeira ponto entre o usuário e o mundo da Internet.

Esse conceito, essa quebra de paradigma imposta pelo Google é o mote da Internet até hoje, afinal vocês já poderiam imaginar como estaria a Internet hoje sem esse conceito? Sem essa troca de links? Todo os sites e serviços da Internet se comportando como ilhas isoladas do resto do mundo?

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias