O falso sistema operacional da Kaspersky

[ad#texto]

A empresa de segurança Kaspersky noticiou que irá produzir o seu próprio sistema operacional e que o mesmo será imune a ataques e malwares, sendo totalmente voltados para industrias e gestores de sistemas críticos, como o caso de usinas nucleares.

Falando em usinas nucleares, segundo a Kaspersky, o seu sistema operacional terá a capacidade de lidar e repelir ameaças como o Stuxnet, que provavelmente foi o primeiro malware desenvolvido por agências de segurança governamentais com o objetivo de espionar e avariar as operações de usinas nucleares iranianas, daí toda a sofisticação e recursos de alto nível contidos neste malware.

Por ser específico ele não será voltado às grandes massas como é o caso do Windows, OSx e Linux e ao que tudo indica ele não será construído do zero, mas funcionará como uma camada de controle entre a plataforma base e os demais sistemas periféricos e o ambiente externo, leia-se Internet.

Levando ao pé da letra, não será um sistema operacional como a Kaspersky gosta de afirmar, na verdade será como uma evolução de uma plataforma de segurança como conhecemos hoje (antivírus, firewall e IDS) e por ser completamente acoplado a sua plataforma de operação poderá ser muito mais robusto e confiável, com inteligência o suficiente para identificar um ataque ou mesmo um funcionamento anormal da sua plataforma base.

A Kaspersky por motivos óbvios não especificou e nem vai especificar detalhadamente a sua nova plataforma de segurança para evitar a exploração de possíveis falhas de segurança. Os únicos detalhes são da área comercial que relatam que vários operadores se mostraram interessados na ideia de um ambiente seguro para sistemas críticos e de infraestrutura.

Fonte: Gizmodo Brasil

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias