Novo vírus é descoberto


Um novo vírus em ação desde o final de 2008 só teve a sua presença notada no final de janeiro pela empresa NetWitness.

A empresa noticiou que o vírus cria uma botnet que rouba senhas de sistemas comerciais, bancários e de redes sociais e as encaminha para seus criadores, batizado de Kneber botnet.

A coisa só piora pois métodos tradicionais baseados em assinatura não são suficientes para conter esse ataque em específico nem outros ataques semelhantes que possam vir a ocorrer, pois o grau de complexidade alcançou tamanha maturidade que os sistemas de defesa tradicionais se tornam incapases de lidar com situações tão complexas.

Outro ponto de destaque é que as novas ameaças de segurança estão agindo de forma furtiva o suficiente para não terem sua presença notada até que seja tarde demais e o ataque já tenha obtido sucesso.

É válido também notar que ao contrário dos ataques antigos onde o objetivo era destruir informações agora a moda é agir de forma sorrateira o suficiente para capturar dados sigilosos de usuários, tais como senhas e login para acesso a diversos tipos de sistemas e serviços, principalmente o bancário.

O Kneber botnet já comprometeu cerca de 75 mil computadores, entre redes sociais, sistemas bancários, Yahoo e governamentais.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias