Microsoft Windows Linux.


Não é de hoje que a relação de amor e ódio que a Microsoft mantém por sistemas Unix like existe. O que pouca gente sabe é que nos primórdios da Microsoft existiu um tal de Xenix. Esse sistema operacional surgiu após a Microsoft ter comprado da AT&T uma licença de Unix 7, a partir de então a recém criada Microsoft começou a comercializar o seu Xenix, não ao usuário final mas para empresa integradoras no formato OEM.

Pouco depois desse processo e perante a incapacidade da Microsoft de licenciar o Unix, a Microsoft fechou um acordo com a IBM para desenvolver o OS/2 e o Xenix foi perdendo o interesse até ser vendido para a SCO e apagado de todos os registros da Microsoft.

Bem, depois disso tudo a história muitos já conhecem, mas o que pouca gente realmente sabe é que a Microsoft começou desenvolvendo um sistema operacional baseado em Unix, por isso é que o Windows hoje é Posix compliant (método de padronização do Unix que o Linux não adota). Com certeza essa é uma parte da história da empresa que Bill Gates com certeza quer esquecer e esconder mas que deixou e deixa até hoje rastros nas diversas versões do Windows produzidas, é por isso e pelo desenvolvimento conjunto do OS/2 que o Windows hoje apresenta elementos tanto do Unix como do OS/2.

Um ponto interessante é o desenvolvimento do Windows, embora o Unix adote um padrão alto de segurança esse conceito parece ter sido esquecido pelo time de desenvolvimento do Windows, a Microsoft claramente adotou uma versão voltada para o usuário, privando a segurança, como pura estratégia de marketing e dessa forma abocanhar uma boa fatia do mercado. Todo esse estratagema embora muito funcional trás muitos complicadores, pois afinal das contas quem utiliza o Windows e nunca foi infectado por nenhum malware que atire a primeira pedra.

No Meiobit tem um post muito interessante falando disso tudo.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias