Microsoft libera atualização com defeito

A Microsoft libera atualização com defeito e inutiliza computadores ao redor do mundo.

Microsoft libera atualização com defeito
Microsoft libera atualização com defeito

Você se lembra das falhas de segurança em processadores Intel Spectre e Meltdown? Então, a Microsoft libera atualização com defeito para mitigar a falha Spectre e piora ainda mais a situação.

O mais interessante é que até mesmo computadores com processadores AMD receberam este patch de correção, sendo que deveria ser exclusivamente destinada para processadores Intel.

Microsoft libera atualização com defeito: o problema

O patch de correção KB4100347, lançado inicialmente em maio de 2018 para Windows 10 e Windows Server 2016, que tinha como finalidade atualizar o micro-código para processadores Intel foi atualizada em 21 de agosto de 2018.

É aí que está o problema.

Diversos computadores após a inicialização não ligam mais, ficando em um bootloop infinito de recuperação automática.

Ou ainda quando conseguem inicializar os usuários estão relatando uma lentidão anormal para tarefas simples, como por exemplo, ouvir música, utilizar o Chrome ou outros aplicativos.

Microsoft libera atualização com defeito: AMD também

Como dito anteriormente, esta atualização destina-se a atualizar o micro-código de processadores Intel para blinda-los contra as falhas de segurança, porém usuários com processadores AMD também estão recebendo esta atualização.

Como processadores AMD não executando micro-código da Intel (óbvio) não teriam a necessidade desta atualização.

A notícia não é pior, pois esta atualização é inerte, não causando maiores danos aos computadores, mas não deixa de ser anormal.

Microsoft libera atualização com defeito: como corrigir

Por enquanto a Microsoft não se manifestou sobre o caso, então o ideal é não instalar esta atualização.

Se você já atualizou existe a possibilidade de reverter o patch de correção seguindo estes passos.

Porém, mediante todos os erros apontados novos problemas podem surgir.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.