Como alterar a resolução da tela no Android

Muitos smartphones possuem uma configuração errada pra sua tela e isso prejudica a qualidade da imagem. Veja como alterar a resolução no Android.

Como alterar a resolução no Android
Como alterar a resolução no Android

Já notou como nem sempre a configuração de fábrica é a melhor para o seu smartphone? Veja como alterar a resolução no Android e melhor a imagem na sua tela.

Como exemplo veja o caso do Z² Play, ele possui uma tela com resolução de 401 ppi porém ele está configurado para 480 ppi. Por que a Motorola fez isso é um mistério.

E este é somente um exemplo, existem muitos outros casos onde por ser mal otimizado o hardware acaba sendo subutilizado.

Como alterar a resolução no Android: resolvendo o problema

O que resta então é o usuário refazer a configuração com o parâmetro que melhor lhe convier.

Para isso existe uma forma de ajustar a resolução da tela utilizando o ADB. Note que o driver existe tanto para MacOS como para Windows.

Com o ADB instalado bastará utilizar o Terminal (MacOS) ou Prompt de Comando (Windows).

Como alterar a resolução no Android: executando o ajuste

O primeiro passo é verificar qual a configuração atual, para você reverter caso não goste do resultado, para isso execute o seguinte comando:

adb shell dumpsys display | grep mBaseDisplayInfo

No retorno você irá visualizar o valor configurado logo após a palavra density, no caso do Z2 Play é 480.

Agora podemos alterar de fato este valor, lembrando que quanto menor o valor da densidade escolhida menores ficarão os ícones e texto, garantindo um melhor aproveitamento da tela.

Para realizar a mudança basta executar o seguinte comando:

adb shell wm density 400 && adb reboot

Quando o seu smartphone reiniciar ele já estará configurado com a nova densidade.

Note que neste exemplo eu passei a densidade de 480, que é o valor padrão do Moto Z2 Play para 400, mas você pode experimentar o valor que achar mais conveniente.

Como esta alteração é “genérica” deverá funcionar em diversos modelos de smartphones, porém testei somente no Nexus 5 e Z2 Play, então faça por sua conta e risco.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias