Jogos de qualidade no Linux

[ad#texto]

Muitos usuários do Windows afirmam que somente mantém o sistema de janelas instalado pois precisam dele para executarem seus jogos favoritos, se isso for realmente verdade dentro muito pouco tempo poderemos ver essa máxima ser desqualificada.

Tudo isso pode mudar se o rumor de que a Valve estaria trabalhando em estágio avançado em um cliente para o Linux de sua loja de distribuição de jogos on-line, o Steam, estaria já em estágio de testes iniciais.

Existem também o rumor de que a Valve estaria contratando profissionais para atuar no desenvolvimento de OpenGL para o Linux, tendo um blogueiro inclusive tirado fotos do que pode ser uma versão do Left 4 Dead 2 rodando nativamente no Ubuntu, sem nada de Wine ou coisa que o valha.

Além dos jogos próprios que seriam portados para o Linux, é possível que a Valve convença outros estúdios a também portarem seus títulos para o Linux.

Se as empresas envolvidas com o Linux, como a Canonical que tem como filho o Ubuntu,  tiverem o mínimo de comprometimento comercial irão fornecer todo o tipo de ajuda, tanto técnica como comercial para que a iniciativa da Valve vingue e tenha futuro, pois isso pode ser o ponto de partida para uma série de novas ativações do Linux. Porque se mesmo com jogos portados para o Linux o sistema não deslanchar, abandona que o Titanic vai mesmo pro fundo do oceano de bits.

Fonte: Meiobit

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.