HSBC e a farra das fotos na Internet


Como acontece muito hoje, grandes empresas utilizam os novos meios de comunicação baseados na Web para baratear os seus custos operacionais e para realizar companhas de marketing.

Foi então que o HSBC teve a boa idéia de utilizar o flickr para conseguir reunir em seu grupo trabalhos de fotografia com qualidade através de uma espécie de concurso, até aí nada demais, apenas uma boa idéia em execução.

O problema foram os termos para participar do concurso, o autor e/ou detentor dos direitos da foto deveriam ceder ao HSBC todos os direitos sobre a fotografia de forma irrestrita e não receberiam nada por isso (a foto iria ser utilizada em campanhas de marketing do HSBC até o final de 2011) e ainda abririam mão de qualquer direito de reclamação futura sobre o caso, o HSBC “entendia” que a utilização da foto na campanha seria um reconhecimento para o trabalho do fotografo (quero ver se o HSBC aceita o pagamento de suas absurdas taxas apenas com reconhecimento pelo trabalho).

Isso promoveu um verdadeiro tumulto no mundo da fotografia na Internet o que levou o HSBC a alterar as regras e a promover uma recompensa financeira caso a foto fosse utilizada pela instituição.

Empresas de origem duvidosa tentarem aplicar golpes em outros profissionais encontramos aos montes por aí, mas uma empresa do porte do HSBC querendo usar a lei de Gerson é o fim da picada.

Fonte: Meiobit Fotografia

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias