Governo brasileiro irá lançar satélite para melhorar banda larga

[ad#texto]

O governo brasileiro anunciou na Índia investimentos na ordem de 702 milhões para lançar ao espaço um satélite dedicado a levar banda larga a todas as regiões do Brasil.

O grande alvo são regiões distantes como do norte do país, que realmente carecem de atenção quando o assunto é telefonia e comunicação de dados.

Mesmo com delay alto e certa instabilidade, a comunicação de dados via satélite ainda foi a melhor opção com o orçamento liberado, pois criar uma estrutura de cabeamento por fibra ótica além de muito mais caro também iria demandar de muito mais tempo.

A tendência é que após a implantação do satélite o governo se movimento e o mercado de forma natural parte para reestruturar gradualmente o cabeamento, melhorando o desempenho e amplitude de cobertura.

Um ponto interessante é que para o usuário final, ele irá utilizar um modem 3G, pois para baratear o custo final para o usuário o sinal do satélite irá se concentrar na operadora que irá distribui-lo via 3G, mais inteligente e barato do que obrigar o usuário a comprar e configurar o equipamento necessário para comunicação direta com o satélite.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias