Google descontinua a linha Nexus
O rumor da vez é que o Google descontinua a linha Nexus já em 2015, assim o Nexus 5 seria o último fabricado, veja todos os detalhes.
[ad#texto]
A cerca de 4 anos atrás o segmento mobile era dominado pela Apple com seu iPhone e os smartphones Android eram considerados lentos e problemáticos pois bugs e congelamentos eram comuns, foi aí que o Google promoveu a linha Nexus, inicialmente tendo como parceira a Samsung (hoje é a LG) o Google especificava o hardware com base em um modelo já existem do fabricante de hardware e este aparelho iria receber o Android puro, sem nenhum tipo de customização e com direito a atualizações.
O mistério então foi desvendado, os smartphones da linha Nexus se mostravam rápidos e estáveis, bugs eram raros e congelamentos praticamente inexistentes, então ficou claro que o problema não era o Android em si, mas nas customizações mal projetadas dos fabricantes e operadoras ou ainda no fato de utilizar hardware defasado e demasiadamente fraco visando reduzir o custo.
A linha Nexus deu tão certo que o Google fechou acordo com diversos fabricantes e os próprios fabricantes estão colocando no mercado smartphones com hardware top de linha com o modelo denominado Google Play Edition, resumindo, os smartphones da linha Google Play Edition (de qualquer fabricante) serão praticamente um Nexus, com Android praticamente puro e atualização diretas do Google.
Agora surgem rumores de que o Google descontinua a linha Nexus já em 2015 e em seu lugar será lançado o projeto Silver.
O projeto Silver funcionará da seguinte forma: o Google irá selecionar alguns smartphones top de linha de alguns fabricantes e irá contribuir com parte dos custos e marketing, em contrapartida o Google terá autonomia para gerenciar o software removendo apps proprietários e dessa forma as atualizações serão diretas pelo Google, mais ou menos como funciona a linha Google Play Edition atual.
Fica óbvio que a evolução do Android irá ganhar muito com todo este processo, porém é decepcionante pois não teremos smartphones middle-end neste programa e a linha Nexus irá ser descontinuada (quem comprou um Nexus 4 de promoção ergue a mão).
Se de fato o Google descontinua a linha Nexus ainda é uma incógnita, afinal nesta linha o Google tem total autonomia para realizar a engenharia de hardware e a penetração nos mercados tem sido cada vez maior.