Google descontinua a linha Nexus

O rumor da vez é que o Google descontinua a linha Nexus já em 2015, assim o Nexus 5 seria o último fabricado, veja todos os detalhes.

[ad#texto]

A cerca de 4 anos atrás o segmento mobile era dominado pela Apple com seu iPhone e os smartphones Android eram considerados lentos e problemáticos pois bugs e congelamentos eram comuns, foi aí que o Google promoveu a linha Nexus, inicialmente tendo como parceira a Samsung (hoje é a LG) o Google especificava o hardware com base em um modelo já existem do fabricante de hardware e este aparelho iria receber o Android puro, sem nenhum tipo de customização e com direito a atualizações.

Google descontinua a linha Nexus
Google descontinua a linha Nexus

O mistério então foi desvendado, os smartphones da linha Nexus se mostravam rápidos e estáveis, bugs eram raros e congelamentos praticamente inexistentes, então ficou claro que o problema não era o Android em si, mas nas customizações mal projetadas dos fabricantes e operadoras ou ainda no fato de utilizar hardware defasado e demasiadamente fraco visando reduzir o custo.

A linha Nexus deu tão certo que o Google fechou acordo com diversos fabricantes e os próprios fabricantes estão colocando no mercado smartphones com hardware top de linha com o modelo denominado Google Play Edition, resumindo, os smartphones da linha Google Play Edition (de qualquer fabricante) serão praticamente um Nexus, com Android praticamente puro e atualização diretas do Google.

Agora surgem rumores de que o Google descontinua a linha Nexus já em 2015 e em seu lugar será lançado o projeto Silver.

O projeto Silver funcionará da seguinte forma: o Google irá selecionar alguns smartphones top de linha de alguns fabricantes e irá contribuir com parte dos custos e marketing, em contrapartida o Google terá autonomia para gerenciar o software removendo apps proprietários e dessa forma as atualizações serão diretas pelo Google, mais ou menos como funciona a linha Google Play Edition atual.

Fica óbvio que a evolução do Android irá ganhar muito com todo este processo, porém é decepcionante pois não teremos smartphones middle-end neste programa e a linha Nexus irá ser descontinuada (quem comprou um Nexus 4 de promoção ergue a mão).

Se de fato o Google descontinua a linha Nexus ainda é uma incógnita, afinal nesta linha o Google tem total autonomia para realizar a engenharia de hardware e a penetração nos mercados tem sido cada vez maior.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias