Malware para Android ameaça privacidade

Malware para Android vem infectando dezenas de smartphones sem que seus donos percebam, veja se você é mais uma vítima.

[ad#texto]

A boa notícia da semana fica por conta de um novo malware para Android descoberto pela Kaspersky, a novidade desta vez e que ele é um malware ativo e que vai gerar custos para os smartphones infectados.

Malware para Android ameaça privacidade
Malware para Android ameaça privacidade

A infecção tem ocorrido quando usuários tentar executar ou instalar um app que promete fornecer acesso a conteúdo pornográfico, a partir deste momento o malware é instalado e começa a enviar SMS para serviços pagos (aqueles que aparecem a todo instante nos comerciais de TV para download de jogos e Quiz).

Este malware não é exclusividade do Brasil, já em 2013 a sua primeira versão foi descoberta na Rússia e na época só enviava SMS para serviços russos, porém desta vez existem 14 versões diferentes, cada uma alterada para infectar smartphones de um país específico e o Brasil é um dos países escolhidos.

Além de enviar SMS este malware para Android também pode acessar os SMS do smartphone e rouba-los ou ainda simplesmente apaga-los.

Mas este malware para Android não é o primeiro a realizar isso, no ano de 2012 um trojan chamado Boxer enviava um SMS para um serviço específico gerando um custo de R$ 4,99.

Como saber se o seu smartphone foi infectado? Em caso positivo provavelmente você começará a receber avisos sobre envios de mensagens que não enviou ou ainda receberá confirmações de serviços dos quais nem sabe quais são.

Para evitar uma possível infecção deste malware para Android evite instalar apps de origem desconhecida e quando for instalar um novo app observe quais são as permissões solicitadas, sem algum programa que não manipule SMS via de regra não precisa de permissão para acesso a SMS.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias