Proteção da privacidade em gadgets

Proteção da privacidade nos gadgets é o assunto da vez, em todos os lugares vemos notícias de roubo de dados e espionagem, veja como se defender.

[ad#texto]

Segurança e proteção da privacidade tem sido o tem mais atual quando falamos de smartphones e tablets devido ao fato deles terem se tornado o alvo preferencial para ações de espionagem em primeiro lugar devido ao fato deles transitarem dados e voz e em segundo pois eles podem formular o perfil completo de uma possível vítima de espionagem.

Proteção da privacidade com o TrustChip
Proteção da privacidade com o TrustChip

Com base neste contexto a empresa FGX traz ao Brasil o chip anti-espionagem TrustChip, este chip possui tecnologia militar e é uma solução de criptografia baseada em hardware que é mais difícil de ser burlado pois geralmente demanda acesso físico ao equipamento.

Falando proteção de privacidade o chip TrustChip codifica voz e dados com base em chaves dinâmicas dificultando muito o risco de violação e roubo de dados.

Em palavras do presidente da FGX, Fábio Guimarães o chip funciona da seguinte forma:

“É um chip com padrão militar, usado por agências do governo norte-americano. Há softwares similares, mas o chip tem melhor proteção e otimiza o consumo de bateria. Quando se fala de software, há certificados e chaves expostas à vulnerabilidades.”

O TrustChip é inserido em um cartão SD e este cartão é inserido no slot apropriado do smartphone ou tablet e para que a proteção seja completa é recomendável que tanto o emissor quanto o receptor da mensagem (voz ou dados) possuam o chip.

O valor do TrustChip será de R$ 150,00 mensais e a previsão é que ocorram a venda de aproximadamente 5 mil chips durante o ano de 2014.

Dependendo do tipo de uso do smartphone ou table é possível que o valor da mensalidade se pague no caso de uma violação do gadget, mas via de regra para os usuários “normais” isso não é muito necessário.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.