Google desativa diversos apps de gadgets

O Google desativa diversos apps de gadgets sem querer com a nova atualização da API do Youtube. Veja como resolver seus problemas desta alteração.

[ad#texto]

Seja uma SmartTV, um smartphone ou até mesmo um antigo celular, os apps trazem diversos recursos ao seu gadget e notadamente o app do Youtube é um dos mais utilizados em diversos tipos de hardware, mas o Google desativa diversos apps de gadgets com uma simples alteração na API do Youtube.

Google desativa diversos apps de gadgets
Google desativa diversos apps de gadgets

Para quem não sabe uma API é (de forma bem resumida) um conjunto de funções que determinado aplicativo disponibiliza para acesso externo, e até mesmo para acesso público provendo outros aplicativos com seus recursos nativos. Resumindo ainda mais: a API do Youtube permite que desenvolvedores de apps tivessem acesso a grade e recursos do Youtube.

Mas como sempre toda grande facilidade tem um preço e neste caso o preço é ficar dependente das vontades necessidades do Google em manter a API funcionando conforme o período de desenvolvimento do seu app.

Google desativa diversos apps de gadgets: o que aconteceu?

No último dia 21 o Google decidiu tirar de circulação a API v2 do Youtube e isso atingiu em cheio os gadgets produzidos antes de 2012 que ainda utilizavam em larga escala esta versão da API.

Para quem tem um smartphone, Google TV ou Apple TV tem a opção de atualizar a versão e com isso o app irá utilizar a nova versão da API do Youtube, o grande problema são com as conhecidas SmartTV, onde os fabricantes até liberam atualizações mas por um curto espaço de tempo e uma TV fabricada em 2012 já é entendível como fora de linha pelo fabricante.

A explicação do Google para o ocorrido é que com a nova versão da API toda uma gama de interação e recursos poderá ser oferecida ao usuário, algo que a versão descontinuada não permitia, mas no fundo sabemos que a grande motivação do Google são as novas opções de publicidade da nova API.

Google desativa diversos apps de gadgets: o que fazer?

Veja o que você pode fazer para resolver este problema da API do Youtube:

  • Google TV: basta atualizar seu dispositivo que tudo estará resolvido;
  • Apple TV: para a terceira geração basta atualizar, para as anteriores a melhor saída é comprar uma versão mais recente;
  • SmartTV: aqui o problema é grande, pois praticamente nenhuma TV anterior a 2012 irá receber atualizações por parte do fabricante, então a única saída é caso sua TV suporte HTML5 utilizar o Youtube diretamente do site.

Para outros tipos de gadgets que fazem uso da versão antiga da API do Youtube é bem provável que ou você tenha que comprar outra versão do gadget ou vai precisar se virar com navegador e HTML5 mesmo.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias