Google abandona o seu filho pródigo


Com o avanço da Internet de banda larga no mundo e no Brasil e com cada vez mais aplicativos Web tomando espaço dos aplicativos “convencionais” o Google lançou a alguns anos a tecnologia do Gears.

O Gears tinha a função de driblar o problema de on-line/off-line que os aplicativos Web enfrentavam e com isso agilizar a velocidade de utilização dos mesmos e de quebra solucionar ou pelo menos ajudar em outros recursos que os programadores Web sofriam para adicionar aos seus aplicativos.

Por um período o mundo pensou que o Google tinha descoberto, ou melhor, inventado a galinha dos ovos de ouro e que uma nova geração de software para a Web iria dominar o futuro.

De fato o Gears vez bastante sucesso e alguns aplicativos Web famosos, como por exemplo o WordPress, utilizavam a tecnologia, porém o sucesso foi menor do que o Google esperava.

Agora com o Firefox e outros browsers na sequencia implementando a especificação do HTML 5 o Google anunciou que irá abandonar o Gears e que irá se dedicar ao HTML 5 e um dos fatores é que o HTML 5 suprime a necessidade de utilização de vários recursos do Gears e de quebra é uma tecnologia aberta. De fato nesse aspecto o Google é invejável, sempre prioriza a disseminação de tecnologias abertas em detrimento das tecnologias proprietárias.

Agora é só esperar a finalização da especificação do HTML 5 e o suporte da maioria dos browsers a tecnologia para aproveitar uma nova geração de aplicativos Web.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.