Finalmente a redução de preços dos smartphones
[ad#texto]
Finalmente foi assinada a redução dos preços dos smartphones, a partir de agora todo smartphone até o valor de R$ 1.500,00 no preço de varejo e que sejam montados em território nacional terão descontos das alíquotas de PIS e CONFINS.
Os preços não irão cair de imediato para o consumidor final, mas é provável que os preços cedam com o passar dos meses e que no Natal (período de maior venda no segmento) de 2013 a concorrência se acirre e o desconto nos impostos seja replicada na integralidade para o consumidor final.
A Motorola, LG e Samsung serão as maiores beneficiadas com a nova lei, pois são as maiores produtoras de smartphone low-end e middle-end que se encaixarão na lei.
Para quem percebeu a Apple anunciou dias antes que os preços do iPhone 4 e iPhone 4S irão baixar, justamente para o patamar máximo previsto na nova lei, algo diz que a Apple de alguma forma “adivinhou” sobre o anuncio e o texto da lei. Resta saber se a Apple irá repassar os preços reduzidos para seus clientes já que no caso da fabricação local, mesmo sendo beneficiada junto com a Foxconn o desconto nos preços não foram replicados para os consumidores.
É bem provável que nas próximas semanas as vendas de smartphones entrem em uma espécie de recessão devido à espera, por parte dos clientes, para que os preços sejam reduzidos.