Ferramentas RAD.


A função das ferramentas RAD é agilizar o desenvolvimento de software, dando total apoio ao desenvolvedor, porém algumas ferramentas se oferecem até mesmo a capacidade de gerar o código-fonte, poupando um enorme tempo de desenvolvimento e um grande esforço do programador, contudo nem tudo são rosas.

Uma ferramenta desse ní­vel só consegue gerar código-fonte para aplicações extremamente comerciais (entende-se por comercial aquele velho e bom sistema com uma tela de cadastro de dados e outra de consulta), ou seja, qualquer caracterí­stica inerente ao seu negócio irá causar uma grande dor de cabeça em termos de desenvolvimento se a sua equipe utilizou de tal artifí­cio para o sistema. Existirá a necessidade de criar um módulo com a sua caracterí­stica especí­fica em separado e depois “colar” ela no seu sistema gerado automaticamente, ou seja, serão dois trabalhos pelo preço de um.

Tirando que todas as vantagens em termos de atualização que essas ferramentas pregam irão por água abaixo se você adicionar um módulo construí­do externo a sua aplicação, complica de todo lado. Em suma, a não ser que o sistema que você está desenvolvendo seja resumidamente um simples tela de cadastro/consulta de dados fuja dessas soluções.

Não sou contra ferramentas RAD, muito pelo contrário, sou totalmente a favor, mas a própria ferramenta tentar substituir o programador é uma coisa que ainda não funciona.

matrix
matrix

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias