Facebook pode ter bloqueado usuários manifestantes

[ad#texto]

As redes sociais, notadamente o Facebook, tiveram papel importante nas recentes manifestações públicas contra os desmandos políticos no Brasil e vários manifestantes reclamaram que ao postar uma frase sobre as forças armadas eles eram desconectados e imediatamente tinham que passar pelo processo de reconhecer seus amigos para conseguirem acesso a sua própria conta.

Em nota o Facebook se defende:

Em quase todos os casos, revisamos manualmente todas as denúncias e não temos sistemas automatizados que removem discursos políticos: para proteger milhões de pessoas que se conectam e compartilham informações diariamente no Facebook, a esmagadora maioria do conteúdo é revisada manualmente. Utilizamos sistemas automatizados apenas para um número muito limitado de casos, como, por exemplo, spam. Nestas situações, a automação é usada com mais frequência para que possamos priorizar os casos que precisam de revisão manual, mas isto não substitui a revisão manual.

O que deu a entender é que o sistema deles pode ter classificado a frase como spam devido ao alto índice de ocorrência em um curto espaço de tempo o que caracteriza um spam, por isso o bloqueio das contas, mas analisando todos os fatos, esta justificativa não fecha em algumas situações:

  • Como aqueles hoaxes sobre o Facebook cobrar acesso ou vender suas informações que circulam o Facebook a muito tempo e quase todos replicam e nunca são classificados como spam;
  • O governo federal colocou a Abin para utilizar o Mozaico para rastrear as redes sociais;
  • O Facebook tem histórico de ajudar governos repassando informações e que dirá mais o que.

Resta agora saber quem está de fato falando a verdade!

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias