Facebook é a discondância da rede social

[ad#texto]
Qual é o principal propósito de uma rede virtual?

Agregar pessoas e expandir sua rede de amigos, certo?

Para o Facebook isso é errado!

O Facebook tem uma paranoia implacável contra spans e isso afeta negativamente a usabilidade do sistema. Um exemplo disto sou eu.

Tenho diversos amigos somente virtuais, ou seja, eu os conheci e mantenho contato unicamente via Internet, seja via email, Facebook, Orkut ou qualquer outro meio digital e o Facebook me penaliza por isso, é só pedir para adicionar um destes contatos que o sistema do Facebook fica ameaçando, dizendo que estou fazendo spam e que posso ser banido por isto.

Soma-se a isso o fato de que tenho muitos contatos e pronto, para o sistema do Facebook eu sou um spammer, o ser mais asqueroso da Internet.

Concordo que é necessário adotar medidas contra spammers, mas deixar que estas medidas impeçam que os usuários criem laços virtuais de amizade pois o sistema interpretou como uma tentativa de spam é idiota.

E o pior é que não consigo adicionar certos amigos reais, aqueles que conheço pessoalmente, pois toda vez que tento adicionar o perfil deles aos meus amigos ou vice-versa o sistema bloqueia a ação e diz que devo realmente conhecer um contato antes de adiciona-lo, caso eu seja teimoso e acione o sistema relatando erro sou levado a uma infinidade de perguntas cretinas sobre o perfil deste amigo, coisas que nem a pessoa que criou o perfil saberá, é uma série interminável de questionamentos.

Acabei desistindo do processo acima e enviei um email para a central do Facebook perguntando porque uma rede social não gosta que eu faça amigos e me relacione com as pessoas. Sabe qual foi a reação do “sistema”:

Amizade falsa no Facebook
Amizade falsa no Facebook

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.