Microsoft compra Skype
[ad#texto]
Em um negócio que foi a maior aquisição da Microsoft, com custo de 8,5 bilhões de dólares, o Skype foi comprado pela Microsoft.
Deixando para trás o Google, que também tinha interesse na compra do Skype, a Microsoft ganhou a disputa e agora planeja integrar aos seus serviços as tecnologias de VoIP e de transmissão de vídeo em tempo real, tecnologias que o Skype implementa muito bem em seu produto.
Dilemas a parte, creio que o pessoal do Linux que a tempos já era renegado pelo Skype e ainda era obrigado a utilizar a versão 2 (os usuários do Windows já estavam na versão 4), provavelmente irão passar por mais problemas, pois mesmo a Microsoft afirmando que irá manter suporte e desenvolvimento do Skype outras plataformas (leia-se Linux e Mac) creio que com o tempo esse “suporte” será suprimido paulatinamente.
A transação de compra ainda terá que ser aprovada pelos órgãos reguladores, porém acredito que isso trará certa dor de cabeça, pois a Microsoft já atua no mesmo segmento do Skype e uma vez a aquisição autorizada os concorrentes poderão alegar monopólio e demais problemas relacionados a livre concorrência, pois embora a atuação da Microsoft no segmento ser baixa em contrapartida o Skype era líder no segmento.
Caso a compra seja aprovada a participação da Microsoft no segmento de Internet irá aumentar significativamente e poderá ser o start para novas estratégias utilizando o expertise do Skype em atuação Web. Vamos aguardar a reação do Google, que com certeza irá rever algumas diretrizes no decorrer deste ano.