Faça você mesmo: seu PC OSx

[ad#texto]
Parece mesmo que este não é um bom mês para a Apple, depois de Steve Jobs deixar o cargo de CEO da Apple, agora uma reportagem do Olhar Digital reluz em seu site sobre como instalar o OSx no seu PC.

Na verdade desde a quando a Apple abandonou o uso dos processadores Power PC nos seus notebooks e desktops, adotando a plataforma Intel ela (mesmo a contragosto) abriu portas para que fosse possível instalar seu sistema operacional em computadores padrão PC.

Afinal um processador Intel é um processador Intel seja qual for a sua plataforma de aplicação, é óbvio que a Intel não iria fazer uma versão customizada dos seus processadores i3, i5 e i7 somente para atender a Apple e dessa forma fechar a plataforma com hardware exclusivo.

Assim, existem diversos tutoriais onde pode-se certificar todo o hardware do seu notebook ou desktop para que o OSx seja instalado no mesmo e mesmo os pontos de maior problema como a placa de rede possuem dezenas de tutorias de como corrigir e contornar os problemas.

Os passos são simples e se o seu hardware é 100% compatível com o OSx a instalação se torna tão fácil como a instalação do Windows, inclusive da última versão do OSx, o Lion.

Mas o mais interessante é que o Olhar Digital também consultou um advogado especialista para saber se estaria de fato descumprindo a lei instalando o OSx em um hardware não Apple, o fato é que mesmo que o contrato de licença dite explicitamente que o software só pode ser executado em hardware da Apple, pela lei brasileira (vide Código de Defesa do Consumidor) essa imposição da Apple é considerada venda casada e ilegal, então desde que o software seja compra e licenciado de maneira correta (ou seja, não seja uma cópia pirata do OSx) é possível instalar sem cometer crime.

E ainda de quebra a Apple é obrigada a prestar suporte e atualização para o sistema instalado em um hardware não Apple.

Gostaria de saber agora como fica o campo de distorção da realidade de Steve Jobs, já que comprando um hardware Intel padrão e a licença do OSx fica mais barato do que comprar o produto da Apple fechado (hardware com software), a diferença fica em torno de 40%.

E para quem gosta de muita adrenalina, existem relatos e tutorias de usuários que conseguiram instalar o OSx em plataformas AMD (Turion e Athlon) ou ainda em processadores Intel legado como o Pentium 4, mas aí a coisa já é mais complicada.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias