Estendendo suporte a UNC no Wine


Como eu já havia falado aqui, é possível editar o seu fstab e depois fazer o Wine reconhecer como uma unidade de rede ou se preferir definir no Wine qual letra será agregada para a sua unidade de rede, para que suas aplicações Windows possam trabalhar normalmente no Linux, porém alguns aplicativos o padrão UNC (\\servidor\pasta) do Windows é exigido e temos um problema no Wine quanto a isso.

Rodei muito tempo no Google e parece que realmente o excelente projeto Wine não tinha suporte para “entender” esse tipo de path para unidades de redes, teria que realmente retornar ao Windows.

Enfim encontrei a solução que de tão simples sinto vergonha de ter demorado tanto tempo a descobrir. Primeiro é ideal que você leia meus dois artigos anteriores sobre o tema, no primeiro ensino como alterar o fstab e fazer o Wine entender que se trata de uma unidade de rede e no segundo ensino a definir na marra uma letra específica para uma unidade de rede.

Com o básico aprendido basta fazer o seguinte:

Supondo que o seu mapeamento de rede esteja na pasta /media/servidor/pasta e o seu software precise enxergar isso como \\servidor\pasta basta ir na pasta dosdevices do Wine (que fica dentro da pasta oculta .Wine dentro do seu home) e caso não exista criar a pasta unc e dentro da pasta unc criar a pasta servidor.

Agora vamos no terminal e utilizamos o seguinte comando:


ln -s /media/servidor/pasta 
 /home/usuario/.wine/dosdevices/unc/servidor/pasta

Pronto, é só isso, agora o seu software entenderá ao solicitar o path de rede \\servidor\pasta e o seu link simbólico irá suprir o “conteúdo” da sua pasta da rede.

P.S.: procurei esse tipo de mapeamento de rede até no fórum do Wine e ninguém soube por lá também, só me informaram que esse era um recurso que ainda não foi implementado no Wine.

             
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Busca

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 319 outros assinantes