Estendendo suporte a UNC no Wine


Como eu já havia falado aqui, é possível editar o seu fstab e depois fazer o Wine reconhecer como uma unidade de rede ou se preferir definir no Wine qual letra será agregada para a sua unidade de rede, para que suas aplicações Windows possam trabalhar normalmente no Linux, porém alguns aplicativos o padrão UNC (\\servidor\pasta) do Windows é exigido e temos um problema no Wine quanto a isso.

Rodei muito tempo no Google e parece que realmente o excelente projeto Wine não tinha suporte para “entender” esse tipo de path para unidades de redes, teria que realmente retornar ao Windows.

Enfim encontrei a solução que de tão simples sinto vergonha de ter demorado tanto tempo a descobrir. Primeiro é ideal que você leia meus dois artigos anteriores sobre o tema, no primeiro ensino como alterar o fstab e fazer o Wine entender que se trata de uma unidade de rede e no segundo ensino a definir na marra uma letra específica para uma unidade de rede.

Com o básico aprendido basta fazer o seguinte:

Supondo que o seu mapeamento de rede esteja na pasta /media/servidor/pasta e o seu software precise enxergar isso como \\servidor\pasta basta ir na pasta dosdevices do Wine (que fica dentro da pasta oculta .Wine dentro do seu home) e caso não exista criar a pasta unc e dentro da pasta unc criar a pasta servidor.

Agora vamos no terminal e utilizamos o seguinte comando:


ln -s /media/servidor/pasta 
 /home/usuario/.wine/dosdevices/unc/servidor/pasta

Pronto, é só isso, agora o seu software entenderá ao solicitar o path de rede \\servidor\pasta e o seu link simbólico irá suprir o “conteúdo” da sua pasta da rede.

P.S.: procurei esse tipo de mapeamento de rede até no fórum do Wine e ninguém soube por lá também, só me informaram que esse era um recurso que ainda não foi implementado no Wine.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.