Descoberta a verdadeira causa da pirataria de software


Hoje a pirataria de software é algo comum e recorrente em todos os níveis sociais, dessa forma já podemos de imediato excluir a hipótese de que a pirataria de software é algo interligado a classe social de quem pratica. Então porque mesmo com a indústria de software alardeando inúmeras vantagens do uso de software original a pirataria de software é tão grande?

Eu descobri da pior maneira possível de que o culpado de toda a pirataria é a própria indústria de software, ou seja, os próprios desenvolvedores estão abrindo valas para a pirataria.

Mas deixe-me explicar melhor a minha história, pois assim provavelmente irão partilhar da mesma opinião.

Estou a exatos 4 dias úteis em contato direto com a HP e com a Microsoft para saber se é possível ou não atualizar um Pocket PC fabricado pela HP, do Windows Mobile 5 para o Windows Mobile 6 e fiquei a ver navios, quando um simples “Não é possível atualizar” já me deixaria contente (pela resposta, porém frustrado pela ausência da possibilidade de upgrade).

Pela lógica, como tanto o hardware do dispositivo quanto o software foi comprado (OEM) em conjunto da HP, entrei em contato primeiramente com eles para verificar a possibilidade do upgrade, depois de 1 hora respondendo questões diversas para um suposto cadastro inútil o atendente falou que o software não era responsabilidade da HP.

Pensei então que entrando em contato com a Microsoft obteria a resposta de forma fácil.

Ledo engano.

Depois de muito procurar consegui enviar um e-mail, que foi respondido prontamente, fiquei feliz pela agilidade e revoltado pela resposta. Quer advinhar?

Exatamente, a Microsoft se isenta da responsabilidade sobre o software pois como foi comercializado como OEM, a HP poderia ter efetuado customizações e agora seria responsabilidade da própria HP.

Em resumo: a HP joga a bola para a Microsoft pois o software foi desenvolvido por eles e a Microsoft joga a bola para a HP pois pelo contrato OEM poderia haver customizações de responsabilidade da própria HP.

Eu, o cliente, a parte de todo o processo que deveria ser conservada e fonte de preocupação de ambas as empresas fiquei largado de lado.

Agora me respondam: Por que eu iria comprar software original se a principal fonte de propaganda, o suporte, é um lixo. Garanto que caso o software fosse pirata, a “comunidade” que pratica tal ato daria mais atenção a minha pessoa do que eu recebi de ambas as empresas.

Espero que agora, as empresas entendam porque muitos preferem utilizar software pirata, pois simplesmente obtém um suporte melhor da “comunidade” do que da própria empresa como cliente.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias