Curso Oracle Forms – Parte II: Modelagem de dados


Para quem quiser ver a primeira parte do curso de Oracle Forms veja aqui.

Como já disse não vou me aprofundar em assuntos de DBA – porém se algum DBA tiver interesse podemos conversar para liberar conteúdo ou até mesmo um curso básico sobre DBA.

Porém mesmo não sendo o mote do curso várias pessoas tem perguntado sobre como modelar o seu banco de dados, existem hoje várias ferramentas para isso e a própria Oracle possui várias delas, mas tudo isso tem um preço e as vezes (geralmente em projetos pequenos destinados apenas ao aprendizado sem interesse comercial) fica inviável e acabamos tendo o destino de montar nosso banco da dados na unha.

Mas eu vou indicar o fork do projeto DBDesigner, embora o projeto inicial do DBDesigner tenha sido descontinuado hoje a equipe que mantém o fork tem feito um bom trabalho.

O DBDesigner não é um produto exclusivo para o trabalho com o Oracle, ele suporta vários banco de dados e se torna uma opção bastante interessante para a modelagem de dados.

Para quem quiser ver a continuação do curso clique aqui.

Tags:,
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias