CPI da telefonia

CPI da Telefonia vai tumultuar o cenário nacional, ainda mais com a Anatel pedindo para pararmos de utilizar nossos gadgets por causa dos turistas.

Desde o ano passado a Anatel vem pegando pesado com as operadoras de telefonia são proibições de venda, multas e muita pressão, mas de acordo com um deputado do GO-TO deve-se instaurar a CPI da telefonia para apurar os fatos, pois de acordo com ele a Anatel faz teatro e não melhora em nada de fato os serviços prestados a população.

Olhando por esta ótica ele está certo.

Toda esta pressão exercida pela Anatel conseguiu no máximo um “plano de melhorias” que tem servido somente de marketing para as próprias operadoras, não melhorou em nada o péssimo serviço de telefonia e dados, os índices de reclamações continuam péssimos e as vendas somente aumentando e consequentemente os lucros e os tais investimentos do “plano de melhorias” ficam só no papel.

Prédio da Anatel
Prédio da Anatel

A única coisa que realmente aconteceu foi a geração de multas, que por enquanto além de serem questionáveis perante a justiça somente irá encher os cofres da própria Anatel que se recusa a divulgar como irá investir tanto dinheiro.

Para o deputado muito tem que ser explicado devido ao aumento substancial das vendas, elevação de preços, péssimo atendimento, falta de investimentos e ações por parte da Anatel que são completamente ineficazes do âmbito prático.

Para ser aprovada a CPI da telefonia ainda precisa passar por votação e isso pode levar anos, tempo que não pode existir, já que o sistema de comunicação brasileiro tem que estar funcionando 100% para atender tanto a Copa do Mundo como as Olimpíadas.

Toda esta ebulição levou a Anatel a divulgar uma nota garantindo que o sistema de comunicação brasileiro estará “funcionando a contento” para os dois grandes eventos, afirmação muito vaga e pouco prática, já que o sistema com o volume de uso atual já está sobrecarregado, não se tem nada de grande em andamento para melhorar a oferta de demanda e temos praticamente apenas um ano até a Copa do Mundo.

Acredito que ainda vamos ver a Anatel fazendo campanha para que os brasileiros diminuam o uso de seus gadgets para que os turistas possam utilizar nossa rede, ou ainda seja criado um imposto por excesso de uso, assim como ocorreu durante o racionamento de energia elétrica de anos atrás.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.