Conector USB reversível está a caminho

Nossas preces foram ouvidas e a USB 3.0 Promoter Group anuncia que irá divulgar em breve o padrão de conector USB reversível.

[ad#texto]

Vocês já notaram que os atuais conectores USB são mágicos? Sim, principalmente quando estamos com pressa ele simplesmente não encaixa, mesmo tendo uma guia você pode gira-lo quantas vezes quiser que ele não vai encaixar, somente irá conectar quando você parar de tentar e encarar o conector, pensando nisso a USB 3.0 Promoter Group anunciou que estaria projetando um conector USB reversível.

Conector USB reversível está a caminho
Conector USB reversível está a caminho

Brincadeiras a parte, a USB 3.0 Promoter Group confirmou em dezembro que estava trabalhando em um conector USB reversível, ou seja, você pode encaixa-lo em qualquer um dos lados, isso iria facilitar muito a vida.

Mas como nem tudo são flores conforme vimos na foto o formato do conector USB reversível (chamado de tipo C) também mudou o que vai complicar um bocado a vida de quem for projetar e construir gadgets em um futuro próximo.

Hoje os notebooks, por exemplo, trazem geralmente 2 portas USB 2.x e 1 porta USB 3.0 e muito em breve irá surgir mais um personagem nisso tudo, realmente muito complexo de se manter, o cenário ideal seria um conector USB reversível que fosse retrocompatível com os padrões antigos do USB.

Porém uma boa característica é que quando somente existir conectores reversíveis, por serem menores os gadgets que habitualmente contam com portas USB convencionais poderão ficar ainda mais finos e de quebra o famigerado conectar micro-USB muito presente em smartphones e tablets também sejam substituídos.

A USB 3.0 Promoter Group irá divulgar somente em julho as especificados do novo padrão.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.