Como será o novo Windows 10
Você já sabe como será o novo Windows 10? Ainda não? Nós mostramos os detalhes de como será este lançamento da Microsoft que vai ocorrer no dia 21 de janeiro.
[ad#texto]
Depois de muita especulação chegou o dia 21 de janeiro de 2015 e poderemos então ver como será o novo Windows 10 e se todos os rumores se concretizaram. Para ajudar você vamos elencar os principais pontos de mudanças.
Como será o novo Windows 10: o que já existe
Com base na versão Technical Preview já sabemos que o visual Modern foi melhorado e que isso engloba a capacidade de executar Apps em janelas e que o menu Iniciar voltou e com suporte as Tiles. Também temos uma Central de notificações, apesar dela ser bem primitiva, e que finalmente o Windows 10 vai fornecer suporte ao padrão MKV de vídeos nativamente.
Falando em melhorias no Modern podemos destacar que todos os ícones estão sendo refeitos utilizando visual Flat.
Como será o novo Windows 10: os rumores e novidades
Mas como já falamos, existem vários rumores e alguns é praticamente certo que serão adotados, por isso e seguindo a lógica vamos apresentar os rumores que são praticamente certos de estarem presentes no novo Windows 10 a partir de janeiro:
- Assistente de voz Cortana: já presente no Windows Phone a inclusão da assistente de voz Cortana no Windows 10 é parte da estratégia de convergência adotada pela Microsoft e ela será ativada toda vez que o usuário clicar no botão Lupa na barra de tarefas e poderá responder praticamente todo tipo de pergunta.
- Muitos jogos: mais um fruto da convergência. A Microsoft já anunciou a disponibilização do DirectX 12 trazendo muito mais recursos e economia de energia para dispositivos embarcado ao executarem jogos. É provável também que utilizando o serviço de cloud computing Azure exista a possibilidade de streaming de jogos entre dispositivos Windows.
- O novo visual Modern: a Microsoft se rendeu completamente ao Flat e todos os ícones obedecem a este segmento de design e os Apps agora adotam uma visual mais sóbrio e escuro, facilitando assim o contraste entre os elementos. Um botão no estilo hambúrguer (três camadas) está na barra ao lado esquerdo para acesso ao Charms.
- Um novo browser: como já falamos anteriormente, o browser Spartan será enfim apresentado deixando o Internet Explorer em segundo plano, até que ele seja completamente removido do Windows. O Spartan será minimalista e terá suporte a extensões.
Os detalhes acima são quase certos que irão surgir na nova versão, porém existem mais detalhes que englobam toda a estratégia de convergência da Microsoft para a plataforma Windows, principalmente quando falamos do segmento mobile que ainda não deslanchou com o Windows Phone.
Quando falamos de smartphones é provável que o nome Windows Phone desapareça e que no seu lugar seja lançada uma versão do Windows 10 diferente da lançada para computadores porém ambas terão o mesmo kernel e diversas API´s genéricas também serão idênticas.
Como será o novo Windows 10: o preço
O preço é sem dúvida o fato mais estratégico ao lançar um produto e como a Microsoft vem inovando neste quesito é provável que o Windows 10 tenha um preço extremamente baixo para quem estiver atualizando de uma cópia original do Windows 8 ou Windows 8.1.
Mas é bom salientar que a Microsoft desde o início deixou claro que era preciso encontrar novas formas de rentabilizar a plataforma Windows e adicionando a isto o fato de o Office ser hoje comercializado com padrão em assinaturas pode ser que esta novidade também seja atribuída ao novo Windows e vejamos assinaturas mensais ou anuais do Windows 10.
O que temos para apresentar de como será o novo Windows 10 é isso e conforme o evento for ocorrendo e as novidades forem aparecendo e sendo confirmadas vamos atualizando e para quem quiser assistir ao evento ao vivo basta ir em microsoft.com/windows10story.