Como funciona o APP Celular Seguro: conheço o novo aplicativo

Como funciona o APP Celular Seguro: conheço o novo aplicativo

Roubo ou furto de celular se tornou um crime corriqueiro no Brasil, veja como funciona o APP Celular Seguro liberado pelo Governo Federal.

Como funciona o APP Celular Seguro: conheço o novo aplicativo
Como funciona o APP Celular Seguro: conheço o novo aplicativo

Observando a alta criminalidade do país vamos explicar como funciona o APP Celular Seguro liberado pelo Governo Federal.

A parceria é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) , da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O objetivo é atuar sobre os aparelhos roubados e/ou furtados, dificultando a vida de quem revende esses gadgets sem procedência.

Como funciona o APP Celular Seguro: conheço o novo aplicativo

Esse aplicativo tem o objetivo de facilitar e unificar a comunicação de roubo ou furto de um smartphone.

Com isso as providências legais, como bloqueio, por exemplo, podem ser executadas de forma mais rápida e contundente.

Isso, em teoria, dificultaria para que o meliante formate ou revenda o aparelho recém furtado e uma vez que o crime não gere lucros a esperança do governo federal é que ele deixe de ser praticado.

O aplicativo foi liberado para download nesta terça-feira (19), na Google Play Store e na Apple App Store. Porém, a plataforma ainda não está operando.

Como vai funcionar?

  1. Após instalar o aplicativo, o usuário deve se cadastrar, usando sua conta gov.br
  2. Aceite os termos de uso — essa parte é importante, porque é aqui que estão as instituições (bancos e operadoras) participantes do projeto
  3. Agora é preciso registrar seu aparelho, com dados como marca, modelo, número telefônico, operadora, número de série e número IMEI, etc
  4. É necessário cadastrar pessoas de confiança, que terão acesso aos aparelhos registrados (Caso o smartphone seja roubado, furtado ou perdido, essas pessoas podem criar a ocorrência no lugar da vítima e notificar bancos e operadoras)
  5. Caso ocorra a perda, furto ou roubo, a ocorrência deve ser registrada no próprio app Celular Seguro
  6. Toque em Registrar Ocorrência, neste ponto é possível escolher entre os seus aparelhos ou os de pessoas de confiança
  7. Após selecionar o aparelho que foi perdido ou roubado, toque no botão Alerta e preencha alguns dados: data, tipo de situação, hora, estado e cidade
  8. O sistema gera um número de protocolo, este número será necessário em atendimentos posteriores nos bancos e operadoras

O que acontece?

É importante salientar que o APP Celular Seguro não realiza o bloqueio do aparelho, ele irá apenas agilizar a divulgação da ocorrência para bancos e operadoras.

Com isso o objetivo é que com a informação divulgada mais rapidamente, o bloqueio, propriamente dito seja realizado de forma mais rápida.

Outro ponto positivo é facilitar que uma pessoa de sua confiança possa fazer o registro de perda, roubo ou furto.

Para o ano de 2024 a expectativa é que APPS como iFood, Uber, 99, Mercado Livre e Nubank ingressem no programa.

Desta forma a possibilidade do celular roubado ou perdido ser inútil para o meliante é maior, tornando o crime totalmente inútil.

matrix