Golpe da troca de operadora: Anatel avisa sobre nova fraude

Golpe da troca de operadora: Anatel avisa sobre nova fraude

Vamos falar do novo golpe da troca de operadora que envolve falsas ligações em nome da Anatel e tem possível ação de operadoras concorrentes.

Novo golpe da troca de operadora: Anatel avisa sobre nova fraude
Novo golpe da troca de operadora: Anatel avisa sobre nova fraude

Vamos explicar como funciona o novo golpe da troca de operadora em nome da Anatel e de falso notificação de indisponibilidade.

Esse golpe envolve várias operadoras, dentre elas Algar, Claro, Oi, TIM e Vivo.

Esse suposto envolvimento de operadoras pode envolver penalizações com base na LGPD de acordo com a Anatel.

Novo golpe da troca de operadora: Anatel avisa sobre nova fraude

Vários relatos indicam que após acionar a Anatel a fim de denunciar alguma irregularidade em sua operadora os clientes tem recebido diversas ligações automáticas.

Nessas ligações os usuários têm recebido uma notificação de problemas de conexão na região e solicitam informações de que se o cliente foi afetado.

Em alguns casos basta o cliente abrir um protocolo de reclamação junto a operadora que mesmo com o problema resolvido o usuário passa a ser assediado com mensagens informando problemas.

Em uma ligação mais direta a gravação até mesmo recomenda a contratação de um plano de internet de uma operadora concorrente.

Como agir nesses casos?

A Anatel não entra em contato para intermediar a solução da reclamação, tão pouco faz cobranças ou solicita dados de usuários de planos de internet.

A Anatel informa que está investigando o vazamento de dados, o caso fica mais grave que mesmo quando não notificada a Anatel, dados do protocolo de reclamação junto a operadora vazam.

Por fim parece cair nas mãos de operadoras concorrentes para que tentem “puxar” esse cliente possivelmente insatisfeito.

Desde sempre operadoras tentam manipular clientes a fim de obter ganhos em cima de seus serviços.

Antigamente, por exemplo, ao assinar um plano da Oi misteriosamente o portal Terra entrava em contato com você informando que você era obrigado a contratá-los para autenticar seu usuário e liberar sua internet.

Até hoje a Oi não foi devidamente punida por este vazamento de dados que resultava em uma tentativa de golpe explícito.

Agora parece existir ação de funcionários de operadoras para que dados do protocolo de reclamação vazem e caiam nas mãos da concorrência.

matrix