Como escolher uma TV 4K: escolha a melhor opção de tela
Veja como escolher uma TV 4K quando falamos de tela, que é o componente fundamental para este tipo de TV e evite frustrações.
Vamos mostrar como escolher uma TV 4K quando pensamos na melhor opção de tela, explicando as diversas siglas que vamos encontrar nos diversos modelos.
Levando em conta que o principal diferencial de uma TV 4K é a imagem, escolher a melhor opção para a tela é fundamental.
Somando a isso os fabricantes adoram incluir uma sopa de letras nas suas embalagens e materiais promocionais, dificultando ainda mais a decisão de compra do cliente.
Como escolher uma TV 4K: escolha a melhor opção de tela
A qualidade de imagem de uma TV 4K passa diretamente pelo tipo de tecnologia empregada na tela pelo fabricante da TV.
E neste ponto os fabricantes empregam vários termos específicos sobre a tecnologia utilizada e diversas dúvidas surgem na cabeça do cliente.
Para facilitar a escolha no hora da compra vamos falar sobre as tecnologias específicas da tela que será utilizada.
LED
É a tecnologia mais antiga e consolida, amplamente utilizada em TV’s e monitores para computador e significa diodos emissores de luz.
Existem as variações DLED ou Edge LED, que na prática são apenas pequenas mudanças no painel de iluminação na parte de trás da tela.
As TV’s que empregam LED são as que apresentam melhor custo benefício frente a outras tecnologias mais recentes.
A principal vantagem é o custo reduzido e as desvantagens é que possuem menos pontos de luz, menos contraste e o painel é mais grosso e pesado.
OLED
É basicamente uma evolução do LED convencional e significa diodos orgânicos emissores de luz.
Essa tecnologia permite que cada ponto de luz seja controlado de maneira individual, resultando em imagens melhores e com mais contraste.
As vantagens são melhor angulo de visão, maior contraste, painle mais fino e levo e controle independente dos pontos de luz.
Já as desvantagens são o preço mais elevado, menos brilho e menor vida útil do aparelho, devido ao desgaste da tela que é mais acentuado.
QLED
Significa pontos quânticos e na prática são pequenos pixels de material semicondutor que absorvem a luz e emitem cores específicas.
Esses pontos possuem iluminação na parte de trás por LED’s, o que garante maior saturação e brilho, resultando em ótimos resultados em ambientes claros.
As principais vantagens são cores mais precisas e brilho e saturação maiores e as desvantagens são contraste e angulo de visão menor que o LED convencional.
Mini LED
É uma evolução do LED, que passaram por uma redução no seu tamanho, permitindo cores mais precisas e melhor resolução.
As vantagens são combinação com a tecnologia QLED, permitindo brilho elevado e mais pontos de luz que o LED convencional.
Já a principal desvantagem é o contraste que é inferior se comparado ao OLED.
Neo QLED
É mais uma evolução do LED que agora permite que os pontos que emitam sua própria luz, sem necessidade de iluminação traseira.
Também não utiliza compostos orgânicos, o que elimina os problemas já conhecidos do OLED.
As vantagens são alto brilho de imagem e a possibilidade de combinar o esquema de cores do QLED.
Já as desvantagens são níveis de preto e contraste não tão bons quanto os OLED e painéis mais grossos e pesados que a versão OLED.
Nanocell
É um filtro de cores com nanopartículas, criado pela LG, para ser utilizado com outras tecnologias, como o Mini LED, por exemplo.
Esse filtro reduz as ondas de luz excedentes, melhorando a qualidade das cores, gerando imagens mais vívidas.
As vantagens são melhor angulo de visão e cores mais aprimoradas se comparadas a outros tipos de tecnologia.
As desvantagens são menor contraste e a qualidade de imagem ser menor que as tecnologias mais atuais.