Como economizar a bateria do seu celular: veja as dicas e macetes

Veja dicas de como economizar a bateria do seu celular garantindo que ele fique fora da tomada por todo o dia, sem perrengues.

Como economizar a bateria do seu celular: veja as dicas e macetes
Como economizar a bateria do seu celular: veja as dicas e macetes

A duração da bateria é um item fundamental para um smartphone, assim vamos dar dicas de como economizar a bateria do seu celular.

Além de uma bateria com boa capacidade de carga, monitorar aplicativos que consomem mais energia é fundamental.

Lembrando que em muitos casos a bateria tem boa capacidade e o smartphone é bem otimizado, porém o usuário instala aplicativos mal projetados que acabam por drenar toda a bateria.

Como economizar a bateria do seu celular: os verdadeiros vilões

Vamos exibir aplicativos populares, que a grande maioria utiliza, e que consomem muita bateria.

Facebook

Esse é um dos aplicativos que mais consomem bateria, pelo motivo que vários processos em segundo plano ficam ativos.

Isso acaba por consumir muita energia e também dados, então cuidado com o seu plano de dados.

A situação piora pela obrigação da instalação do aplicativo Messenger para conseguir enviar e responder mensagens dentro do Facebook.

O app Messenger também é um devorador de bateria.

A saída é configurar o Facebook para limitar as operações de segundo plano e notificações ou ainda remover o app e usar o Facebook pelo browser do smartphone.

Google Maps

Esse é um app fundamental, já que permite que o usuário se localizar em tempo real e ainda procurar locais em suas proximidades.

O problema é que consome muita bateria, já que utiliza extensivamente GPS e dados para conseguir dar a posição correta do usuário e ainda buscar locais próximos e rotas.

Essas ações praticamente derretem a sua bateria.

A saída é ao utilizar o app pela primeira vez selecionar a opção de utilizar os recursos de localização somente enquanto o aplicativo estiver em uso.

Assim, processos de localização em segundo plano serão bloqueados, a sua bateria agradece.

WhatsApp

Por ter o objetivo de trazer mensagens em tempo real é necessário ficar ativo em segundo plano e isso vai consumir muita bateria.

Neste caso não tem muito o que ser feito, uma ação que pode diminuir o consumo de bateria é desativar as notificações.

Instagram

Outro aplicativo da empresa Meta (igual ao Facebook e WhatsApp), logo tem o mesmo problema de consumo excessivo de bateria que os demais aplicativos da empresa.

Tem excesso de ações em segundo plano e vai drenar sua bateria rapidamente, por isso a solução é a mesma do Facebook.

Basta limitar as operações de segundo plano e notificações ou ainda remover o app e usar o Instagram pelo browser do smartphone.

TikTok

Outro aplicativo de redes sociais que drenam a bateria, parece um mal desta categoria de aplicativos.

Isso decorre do fato da necessidade de operações em segundo plano para trazer atualizações em tempo real para o usuário.

Somando a isso o fato de que alguns aplicativos são mal projetos e mal construídos, piorando muito o consumo por processos sobrecarregados e as vezes desnecessários.

A dica é a mesma dos demais: limitar as operações de segundo plano e notificações ou ainda remover o app e usar o TikTok pelo browser do smartphone.

Tinder

Mais um aplicativo de redes sociais e como os demais drenam completamente a bateria dos eu smartphone.

E a solução é a mesma dos demais: limitar as operações de segundo plano e notificações ou ainda remover o app e usar o Facebook pelo browser do smartphone.

Por isso tome cuidado com os aplicativos que você instala, pois além de um smartphone bem projetado e otimizado os aplicativos também precisam ser bem otimizados e muitas vezes eles não são.

Uma saída genérica é remover o aplicativo e usar sua versão web pelo browser.

matrix