Como descobrir as palavras-chave corretas?


No meu modo de entender o conteúdo do blog pode ser dividido sumariamente em 2 seguimentos distintos (lógico que respeitando o tema que o blog trata):

  • Visando atrair para-quedistas: são os blogs que trazem para dentro de seus temas postagens sobre assuntos hipados na rede, destinado para aqueles visitantes que caem aos montes vindos de motores de busca e que leêm somente o post pesquisado e olhe lá, nesse tipo de postagem saber definir um assunto hipado é de suma importancia;
  • Visando fidelizar seus leitores: são os blogs que não se preocupam tanto com assuntos hipados e que se destinam a público fiel, aquele leitor que sempre retorna e que quando acessa normalmente lê mais de um post no seu blog, o índice de novos acessos é percentualmente menos que no blog para para-quedistas.

Afinal qual é melhor? Isso depende e muito do tema que o seu blog acessa e da sua decisão estratégica para o blog, geralmente blogs de assuntos hipados tem o número incial de visitantes inflado mais rapidamente, porém no longo prazo para termos de monetização blogs de leitores fieis tem maior retorno, pois pela fidelização conseguem seguimentar melhor o tipo de visitante, tem mais respeito na rede e se tornam geralmente formadores de opinião e assim conseguem parcerias, programas de afiliação, etc, etc com melhor margem de comissão que os blogs de para-quedistas.

Mas se você pretende fazer um blog de assuntos hipados ou simplesmente precisa obter as palavras-chave mais procuras (para orientar seu trabalho de SEO) eu vi aqui um endereço do Google onde você pode pesquisar as palavras-chave mais buscadas em vários países.

Sem dúvida é uma ferramenta interessante.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.