Como configurar o roteador D-Link DIR-615

Vamos ensinar de forma simples como configurar o roteador D-Link DIR-615 utilizando um cable modem e como testar sua conexão no final. É bem simples.

[ad#texto]

Como configurar o roteador D-Link DIR-615
Como configurar o roteador D-Link DIR-615

O roteador D-Link DIR-615 é um bom equipamento para casa e escritórios pequenos e muito estável, somando isso a um custo acessível ele tem vendido muito bem (apesar de não ser um modelo tão novo), assim também notamos uma grande dificuldade de usuários em configurar apropriadamente este equipamento. Então vamos ensinar como configurar o roteador D-Link DIR-615 e para começar vamos montar um tutorial básico com a configuração padrão e depois vamos expandindo.

Como configurar o roteador D-Link DIR-615: a especificação

É um equipamento que apresenta boa relação custo-benefício, veja abaixo quais são as suas características:

  • Até até 100m² de alcance;
  • Duas antenas de 5dBi;
  • Modo repetidor;
  • Suporte a 802.11n (4° Geração);
  • Velocidade do wi-fi de até 300Mbps;
  • Quatro portas LAN.

[ad#texto]

Como configurar o roteador D-Link DIR-615: como configurar

Configurar este equipamento é muito simples, para começar vamos mostrar a configuração em modo Dynamic que é o mais utilizado (internet via rádio, cable modem, compartilhamento, etc).

Primeiro é necessário conectar seu computador via cabo em qualquer uma das quatro portas LAN disponíveis e em seguida conectar o cabo de rede do seu modem ou similar na porta WAN do DIR-615.

Nota: Para que este tipo de conexão funcione é necessário que o seu modem suporte o modo router. Para verificar se o seu equipamento tem este suporte conecte o modem diretamente no seu computador, se ele conectar à internet diretamente é porque o suporte já está ativado.

Abra o navegador de sua preferência e digite o endereço http://192.168.0.1 e tecle Enter. Na tela que será exibida preencha o campo User Name com admin e o campo Password deixe em branco e tecle Enter novamente.

Pronto, você acessou a área administrativa do seu roteador.

Na área administrativa clique na aba Setup localizada na parte superior da tela, depois clique no botão Internet localizado à esquerda da página e logo em seguida no botão Manual Internet Connection Setup no final da tela.

Em seguida abrirá a tela de configuração manual de Internet,  no campo My Internet Connection is selecione a opção Dynamic IP (DHCP) e em MAC Address clique no botão “Clone your PC’s MAC Address”. Agora basta salvar a configuração clicando em Save.

Pronto, a configuração já está concluída.

[ad#texto]

Como configurar o roteador D-Link DIR-615: testando a configuração

Para verificar se está com acesso a internet acesse a aba Status e selecione a opção Device Info ao lado esquerdo da tela, verifique se na faixa de WAN ou INTERNET o campo IP Address obteve algum endereço IP.

Caso esteja 0.0.0.0 clique no botão DHCP Release e depois no botão DHCP Renew para que obtenha IP. Permanecendo 0.0.0.0 desligue o modem e o roteador, ligue primeiro o modem e aguarde ele iniciar completamente e em seguida ligue novamente seu roteador DIR-615 e volte em Status e verifique se aparece o IP Address na WAN ou INTERNET.

Agora basta acessar um site da sua preferência para testar sua conexão.

No próximo artigo iremos ensinar a configurar o roteador D-Link DIR-615 com uma conexão do tipo PPPoE.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.