Bug no Windows Defender tira o sono de usuários do Windows

Recém descoberto, bug no Windows Defender tira o sono de usuários do Windows e pode atrapalhar a rotina de usuários domésticos e empresariais.

Bug no Windows Defender tira o sono de usuários do Windows
Bug no Windows Defender tira o sono de usuários do Windows

Mais um bug, depois de uma série de outros decorrentes de atualizações: bug no Windows Defender está atrapalhando a vida de usuários.

A falha de segurança surgiu na versão 1.1.18100.5 e foi detectada por diversos usuários.

E embora a princípio possa parecer inofensivo, este bug pode comprometer a utilização do Windows, até mesmo impedindo o sistema de ser executado corretamente.

Bug no Windows Defender: veja os detalhes

A falha em si gera milhares de arquivos em uma pasta específica, onde estes arquivos possuem o tamanho de 600 bytes até 2 KB.

Estes arquivos ficam localizados na pasta responsável por armazenar o histórico do Windows Defender.

Os arquivos em questão parecem ser hashes gerados a partir do algoritmo MD5, geralmente utilizados para validar integridades de arquivos.

Até poderiam ser considerados comuns se fossem gerados em pequena quantidade.

Porém, no volume que estão sendo gerados pelo bug podem facilmente ocupar até 30 GB de espaço em disco e chegarem ao número de 950 mil arquivos.

Lembrando que tanto o Windows quanto o Windows Defender possuem um problema crônico ao lidar com um grande número de arquivos, mesmo que cada arquivo seja de tamanho reduzido.

Dentre os problemas encontrados podemos destacar alto consumo de processamento e disco e até mesmo falhas críticas no Windows devido ao fato de que os arquivos podem ocupar todo o espaço livre em disco em pouco tempo.

Como consertar?

Devido a criticidade deste bug a Microsoft já liberou uma nova versão com a correção.

Para se livrar deste problema basta atualizar o Windows Defender para a versão 1.1.18100.6.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 317 outros assinantes

Busca

junho 2021
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Categorias