Bloqueio de smartphones xing ling começa

A Anatel finalmente anunciou que o bloqueio de smartphones xing ling irá começar, porém existe pouca informação do que pode e do que não pode. Operadoras também não se manifestam.

[ad#texto]

Meses atrás publicamos que a Anatel em conjunto com as principais operadoras de telefonia celular do Brasil iriam montar um sistema para bloquear o funcionamento dos telefones Xing-ling no país e este sistema foi ativado agora, o problema é que com o bloqueio de smartphones xing ling os smarpthones que são comprados fora do país também irão correr o risco de serem bloqueados.

Bloqueio de smartphones xing ling finalmente começa
Bloqueio de smartphones xing ling finalmente começa

Foram R$ 10 milhões gastos em mais de um ano de desenvolvimento em uma espécie de consórcio das operadoras Tim, Oi, Vivo e Claro. O nome definido para o sistema foi Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos ou simplesmente SIGA.

A motivação para o cerco e bloqueio de smartphones xing ling foi a alegação que estes aparelhos não atendem os requisitos mínimos impostos pela Anatel e que causam ruído na linha dificultando os trabalhos das operadoras. Realmente a qualidade destes aparelhos é baixa, mas quando falamos em qualidade apenas nos referenciamos a durabilidade dos componentes mas daí para prejudicar a saúde tem um grande hiato que não foi claramente explicado pela Anatel e além do mais se as operadoras justificam um investimento da ordem de R$ 10 milhões devido a “ruído na rede” podemos então concluir que com o sistema operacional os problemas de rede irão se extinguir?

De qualquer forma por enquanto o sistema estará apenas coletando dados dos aparelhos conectados nas redes de telefonia e montando uma espécie de banco de dados e somente a partir de setembro de 2014 é que os bloqueios começarão a valer.

Com o bloqueio de smartphones xing ling ativo a situação mais preocupante é dos consumidores que compraram aparelhos top de linha fora do Brasil em viagens e agora correm o risco de ficar com o aparelho sem funcionar e estes aparelhos irão possuir padrões de qualidade ainda mais altos dos que os exigidos pela Anatel e não emitirão ruídos na rede de forma alguma e mesmo assim serão bloqueados? Situação que a Anatel deverá esclarecer melhor.

Um detalhe interessante é que a Anatel se recusa a divulgar detalhes do funcionamento do sistema SIGA com a desculpa de evitar que sejam efetuadas fraudes, resumindo, algo de anormal ainda ocorre e este bloqueio parece ser muito frágil.

Acredito que com o bloqueio de smartphones xing ling ativo as reclamações de clientes irão aumentar, pois casos de erros irão fatalmente ocorrer e alguns consumidores poderão ter suas respectivas linhas bloqueadas sem aviso prévio.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias