O bloqueio de contas do Facebook

O bloqueio de contas do Facebook ocorre devido ao velho problema da justiça brasileira com o Whatsapp. Veja se você ficará sem o Whatsapp e os detalhes aqui.

[ad#texto]

O bloqueio de contas do Facebook
O bloqueio de contas do Facebook

Realmente a justiça brasileira não vai desistir tão rápido na sua rixa contra o Whatsapp e consequentemente o Facebook, desde quando impuseram o bloqueio ao Whatsapp que a situação vem se arrastando e agora surge o bloqueio de contas do Facebook pois ele se recuso a “colaborar” em um caso de investigação de tráfico de drogas na cidade de Londrina.

O bloqueio de contas do Facebook: entenda o caso

Em investigação a polícia no norte do Paraná (Londrina) detectou que traficantes estavam utilizando o Whatsapp para se comunicarem e tocarem os negócios do tráfico.

Sistematicamente a justiça decretou que o Whatsapp deveria entregar toda a conversa de várias pessoas investigadas, como todos já sabem que o Whatsapp não mantém conversas em seus servidores (somente metadados) obviamente a solicitação não foi atendida.

Neste contexto a justiça então multou o Whatsapp que não pagou nenhuma das multas e o valor foi triplicando a cada 15 dias até que ao chegar em mais de R$ 19 milhões a justiça decretou o bloqueio de contas do Facebook, pois o Whatsapp não possui contas no Brasil e o Facebook é o proprietário do App.

Nesta situação a polícia afirma que caso as conversas estivessem sido entregues a apreensão de drogas e traficantes seria muito maior. Será?

O bloqueio de contas do Facebook: o mundo real

Como já é de conhecimento geral o Whatsapp (por motivos óbvios) não armazena o conteúdo das conversas e mesmo se armazenasse por ele estar criptografado não seria acessível facilmente.

A justiça teima em não compreender estes conceitos, que são simples e básicos.

Realmente é difícil se posicionar a favor da justiça que já dispõe de vários artifícios de investigação, além disso técnicos e peritos poderiam muito bem arquitetar outras formas de captura destas conversas ou movimentação dos meliantes, mas o que esperar de um pessoal que não consegue nem bloquear sinal de celular e nem impedir que aparelhos adentrem em presídios.

O bloqueio de contas do Facebook: como os usuários ficam

Por enquanto parece que não haverá outro bloqueio, porém não podemos descartar que isso possa ocorrer em um futuro próximo, pois a situação somente deteriora a cada dia.

Existe um projeto de lei que regulamenta que estes tipos de serviços não podem ser bloqueados levando em consideração o benefício geral que carregam, porém ele ainda não foi aprovado.

Será que teremos que recorrer a outras opções ao Whatsapp?

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias