Bancos aderem a lista Não Me Perturbe a partir deste ano

Bancos aderem a lista Não Me Pertubem a partir deste ano e vão monitorar principalmente seus correspondentes, veja como se cadastrar a aderir.

Bancos aderem a lista Não Me Perturbe a partir deste ano
Bancos aderem a lista Não Me Perturbe a partir deste ano

Já falamos antes da lista Não Me Pertube e agora os bancos aderem a lista Não Me Perturbe a partir do início deste ano.

A princípio o bloqueio de ligações servirá para barrar o empréstimo consignado que é o maior foco de reclamações.

inclusive de cartão de crédito consignado.

Bancos aderem a lista Não Me Perturbe: os detalhes

Sem dúvidas o maior alvo de fraudes, contratações abusivas e logro do consumidor refere-se ao crédito consignado e ao cartão de crédito consignado.

Principalmente porque abrange aposentados e pensionistas, que diversas vezes são os alvos preferenciais por serem mais facilmente manipulados.

Em resumo, desde o dia 02/01/2020, as 31 instituições bancárias e seus correspondentes que participam do programa Não Me Perturbe.

Após o cadastro as instituições tem até 30 dias para excluir o número de telefone cadastrado e este cadastro tem validade de 1 ano.

Multas se não respeitar

Caso o banco ou seus correspondentes não respeitem a lista está prevista multas que variam de R$ 45 mil a R$ 1 milhão.

No caso do correspondente, para gerar multa é preciso identificar o desrespeito a lista e a não tomada de atitude por parte do banco.

Ações paralelas

Por ser focado em crédito consignado que por consequência gera muitos processos e reclamações haverá um monitoramento dessas reclamações.

“Com base no indicador de reclamações, os bancos irão adotar medidas administrativas, que vão desde advertência, suspensão, até o fim do relacionamento com o correspondente”, diz Amaury Oliva, diretor de autorregulação da Febraban, em comunicado.

As instituições participantes desta iniciativa, que envolvem 98% do volume de transações, são:

Agibank, Banco Alfa e Financeira Alfa, BMG, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bancoob, Banco Pan, Banrisul, Barigui, Bradesco e Bradesco Financiamentos, BRB (Banco de Brasília), BV Financeira, Caixa, CCB Brasil, Cetelem, Daycoval, Digio, Estrela Mineira, Facta Financeira, Inter, Itaú Unibanco e Itaú Consignado, Mercantil e Mercantil Financeira, Paraná Banco, Safra, Santander e Olé Bonsucesso, e Sicred.

Logo é de se esperar que os órgãos de regulamentação gerem uma gigantesca base de dados de reclamações e que ações corporativas sejam tomadas em caso de extrapolação.

Como se cadastrar

É bem simples:

  • Acesso o site Não Me Perturbe
  • Clique em Solicitar bloqueio
  • Selecione Quero me cadastrar e insira os dados requeridos
  • Insira seu número de telefone (você precisa ser titular da linha)
  • Escolha as empresas que não poderão fazer ligações de telemarketing para você
  • Clique em Cadastrar telefone.

matrix