As vantagens do Windows 10 (e desvantagens também)

Na véspera do lançamento veja as vantagens do Windows 10 (e desvantagens também) para poder migrar sem traumas e de forma fácil.

[ad#texto]

Como todos já devem saber amanhã teremos o lançamento do Windows 10 (desde que você participe do programa Insider), mesmo podendo utiliza-lo de forma gratuita eternamente vale a pena ver as vantagens do Windows 10 (e as desvantagens também) para evitar transtornos e arrependimentos futuros.

As vantagens do Windows 10 (e desvantagens também)
As vantagens do Windows 10 (e desvantagens também)

De modo geral o processo de instalação ou atualização é bem tranquilo, ao iniciar o próprio assistente se encarrega de provisionar os arquivos necessárias e perguntar coisas óbvias (nada de perguntas técnicas), assim qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento poderá instalar ou atualizar, sem a necessidade de um técnico de informática para isso.

Após o último restart o Windows 10 (que foi recém-instalado) irá executar um assistente de configuração automática, embora um pouco demorado é possível ao final de 20 minutos ter a sua instalação ou atualização completamente concluída e o sistema pronto para uso, a partir daí apenas pequenas configurações pessoais e para quem está apenas atualizando o próprio Windows 10 o assistente irá preservar a maioria de suas configurações pessoais.

As vantagens do Windows 10: uma nova forma de trabalhar com o Windows

Você verá que o processo de utilizar toque para determinadas tarefas é algo tão natural que em pouco tempo você estará toques para várias coisas, como por exemplo para organizar diversas janelas “bagunçadas” no seu computador.

Ao acionar o modo Tablet, tudo que estiver fazendo ficará em tela cheia e os botões da sua barra de tarefas irão desaparecer (isso é configurável) para que você não toque neles acidentalmente.

Ainda no modo tablet é possível redimensionar as janelas abertas arrastando uma espécie de divisor em tempo real, é bem prático.

Outro ponto positivo é a Cortana, bem inteligente é possível realizar diversas tarefas apenas “falando” com o seu computador, dispensando toques na tela.

As vantagens do Windows 10: os problemas, afinal nem tudo são flores

Sempre temos problemas, e com esta nova versão do Windows não é diferente, um dos problemas mais irritantes é a dificuldade em arrastar e redimensionar janelas, realmente a Microsoft precisa repensar e melhor muito neste quesito.

Mais um detalhe irritante são os botões de aumentar e diminuir volume, são muito pequenos o que torna a sua operação difícil no dia-a-dia.

O acesso a disco misteriosamente consome 100% de CPU e acesso a disco quando movemos grandes quantidades de arquivos, nem precisa ser tão grande a quantidade, é preciso ter paciência e aguardar toda a transferência acabar e depois dar mais um tempo até que a CPU e acesso a disco voltem para a normalidade.

A último ponto negativo é o fato da Microsoft estar forçando a todo custo que você utilize seus próprios apps, isso é configurável, mas a opção fica escondida e aliada a toda essa insistência faz a sua paciência evaporar.

No mais o Windows 10 está muito estável e bem acabado, algumas situações onde é exigido desempenho máximo do computador notamos que o Windows “se perde” um pouco, mas por enquanto basta ter paciência que sozinho ele volta pros eixos, um acerto nas tarefas de background deve resolver.

Vale a pena experimentar.

 

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.