Vírus ataca firmware do Mac e não tem antivírus

Vírus ataca firmware do Mac e não tem antivírus e não é preciso que seu computador esteja conectado para infectar. Veja como se defender desta ameaça.

[ad#texto]

Vírus ataca firmware do Mac e não tem antivírus
Vírus ataca firmware do Mac e não tem antivírus

Faz muito tempo que a premissa de que computadores Mac são imunes a vírus, a situação é bem mais complexa, mas agora hackers white hat realizou um feito e tanto, agora um vírus ataca firmware do Mac e pode inutilizar o sistema de forma permanente.

A forma de ataque do Thunderstrike 2 (nome que foi apelidada a técnica) é bem ampla, pode ser utilizado um gadget infectado ou um simples e-mail com phishing scan, e como o vírus é gravado diretamente na memória ROM ele não pode ser removido de um computador infectado, a não ser que seja feita um reflash da ROM manualmente, o que não é uma tarefa fácil e o pior é que nenhum sistema de segurança atual consegue detectar este vírus e bloquear a sua instalação.

Vírus ataca firmware do Mac e não tem antivírus: como funciona a infecção

Basicamente o vírus tem um estágio de meia-vida onde habita a option ROM de periféricos para dessa forma conseguir infectar de maneira autônoma computadores mesmo que estejam fora da internet, bastando conectar um periférico infectado.

E como dissemos acima, uma vez infectado a remoção terá que ser manual, de preferência em um técnico com experiência neste tipo de procedimento, nada do velho formatar como conhecemos no Windows.

Vírus ataca firmware do Mac e não tem antivírus: o que fazer a respeito

Como não temos nenhuma ferramenta capaz de detecta-lo e ele pode ser transmitido apenas conectando periféricos procure não conectar periféricos de outras pessoas no seu Mac e muito menos empreste seus periféricos para outros usuários, pelo menos até a Apple se posicionar e desenvolver um patch de correção.

Assim como aconteceu com o vírus Thunderstrike é bem provável que a Apple já esteja trabalhando em um remendo patch de correção para que seus usuários possam dormir sossegados.

 

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias