As novidades do Android O, que vão revolucionar o sistema
Ainda sem nome de versão definido o novo Android vem trazendo muitas novidades. Veja todas as novidades do Android O em primeira mão.
[ad#texto]
Como de costume o Google liberou várias informações a respeito do novo Android durante o Google I/O deste ano. Veja todas as novidades do Android O em primeira mão.
Podemos adiantar que as novidades estão centradas na usabilidade, kernel e segurança.
Segurança, aliás, já é um tema de preocupação constante do Google quando falamos de Android.
As novidades do Android O: bateria
É um problema de qualquer gadget atual e muito difícil de ser solucionado.
Um dos problemas do gasto de energia é o caso das tarefas em background, afinal pode parecer banal, mas uma simples foto ou novo lembrete na agenda irá disparar dezenas de processos auxiliares e de sincronismo que tendem a consumir muita energia.
Por isso sua bateria acaba muito rápido.
Por isso no Android O irá existir “limites rígidos” para que estes processos não acabem com toda a sua bateria.
Além disso existem várias otimizações com o objetivo de diminuir o tempo de processamento, que além de deixa-lo mais rápido, irá poupar uma energia significativa.
As novidades do Android O: O Android Go
Um dos problemas do Android reside no fato de fabricantes lançares smartphones de baixo custo, com hardware fraco e com isso o Android “leva a culpa” pela lentidão e travamentos.
Mas isso vai acabar.
O Google irá lançar o Android Go, especialmente concebido e otimizado para smartphones com hardware fraco.
Além do sistema em si ser otimizado, os vários aplicativos, como por exemplo o Chrome e Youtube, já virão de fábrica otimizados para economizarem processamento e consumo de dados.
As novidades do Android O: segurança
Hoje, quando você instala algum aplicativo pela Play Store, automaticamente o Google checa este aplicativo para prevenir malwares.
Isso agora ficará evidente para o usuário, através do Google Play Protect.
Toda uma tela para gerenciamento e acompanhamento das verificações estará disponível para os usuários utilizarem a qualquer momento.
Em conjunto a isso o processo de atualização será simplificado para facilitar que as atualizações, enfim, cheguem aos usuários.
Atualmente quando o Google atualiza o Android, primeiramente os fabricantes de hardware precisam atualizar seus drivers para somente depois os fabricantes fazerem seus próprios ajustes, para enfim liberarem aos usuários.
O projeto Treble vai modularizar o Android e permitir que as duas frentes trabalhem ao mesmo tempo na atualização.
As novidades do Android O: UX
Finalmente o Android terá notificações nativas nos ícones dos Apps, sem a necessidade de launchers de terceiros.
A Central de Notificações estará ainda mais customizável, embora isso ainda seja um pouco nebuloso.
Os ícones serão mais padronizados e também vamos contar com um gerenciador de senhas, via recurso de autocompletar integrado.
A Sony doou seu codec proprietário LDAC para o Android, então agora teremos disponível áudio de qualidade profissional.
Além de correções de bugs e melhorias menores o que chama a atenção é a atualização de APIs do Java e otimizações no Android Runtime (ART) que irão melhorar o desempenho em até 100%.