As manifestações no Brasil, viva a tecnologia

[ad#texto]

Desde a semana passada o Brasil vem novamente vivenciando uma onda de protestos, manifestações e descontamento com a forma como governantes e serviços públicos atendem a população, digo novamente pois isso nos remete a um passado recente de caras pintadas e um pouco mais atrás no tempo temos inúmeros casos de protestos contra a ditadura da época.

Mas deixando de lado quem está certo e quem está errado, quem bateu e quem apanhou, nos concentrando no objetivo deste blog que é tratar de tecnologia, vocês já notaram o tamanho do aparato tecnológico está sendo empregado nos protestos? E de ambos os lados!

Falando do lado da polícia, são comunicadores, helicópteros dotados de câmeras dos mais diversos tipos e demais equipamentos que garante monitoramento da ação dos manifestantes tanto por parte dos policiais que gerenciam a ação como dos policiais que ficam na linha de frente.

Falando do lado da imprensa a tecnologia fala ainda mais alto, são câmeras HD, equipamentos de telecomunicações que permitem a replicação dos acontecimentos em tempo real diretamente do foco dos protestos, tudo on-line, houve até mesmo a utilização de um drone dotado de uma câmera para imagens mais diretas de onde nem mesmo um helicóptero poderia fazer.

Foto feita por smartphone e amplamente divulgada nas redes sociais
Foto feita por smartphone e amplamente divulgada nas redes sociais

Mas é por parte dos manifestantes que a tecnologia floresce de sua forma mais pura e direta, a geração Y mostrou que pode reverter os seus tantos gadgets em benefício próprio, são fotos e vídeos postados em tempo real e distribuídos a milhares de pessoas via rede social, que tem demonstrado uma ferramenta de divulgação nunca antes vista, rivalizando e até mesmo ganhando em relevância da mídia tradicional (jornal, revista e televisão).

Dotados de smartphones com acesso 3G ou até mesmo 4G, câmeras de alta definição os manifestantes fazem in-loco vídeos e fotos dos acontecimentos sem a necessidade de interpretação de uma equipe de imprensa e o melhor, são totalmente livres, não possuem vínculos com nenhuma instituição, tanto do governo como privada.

A relevância das redes sociais é tamanha que ultrapassou os 79 milhões de acesso nos últimos dias somente as notícias sobre os protestos que estão ocorrendo no Brasil, criando uma rivalidade com a imprensa tradicional, arrisco dizer até mesmo que esta rivalidade é um dos pontos de protesto, já que diversos ícones da imprensa se mostraram parciais com as manifestações.

O alcance que a tecnologia mobile permitiu foi tamanho que até mesmo grupos de brasileiros em outros países tem se juntado de forma virtual aos protestos que ocorrem no Brasil.

O alcance foi tamanho que além de divulgar, as redes sociais estão servindo de ferramenta para que novos protestos sejam organizados, marcados e agendados, garantindo organização e ação coletiva entre as diversas cidades do Brasil.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias